Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9887
Tipo de Documento: Monografia
Título: Percepção dos professores e gestores do ensino de ciências e biologia sobre o uso dos recursos didáticos na rede básica de ensino, Simão Dias, SE
Autor(es): Menezes, Valdeir Bezerra
Data do documento: 17-Nov-2017
Orientador: Santos, Sindiany Suelen Caduda dos
Resumo: Diante das dificuldades encontradas no processo de ensino na rede de educação do Brasil, fica claro que as instituições educacionais juntamente com os educadores necessitam rever a metodologia aplicada nas salas de aula e buscarem alternativas que venham ajudar no desenvolvimento do quadro educacional. O presente trabalho teve como objetivo avaliar as percepções dos gestores escolares e professores de ciências e biologia a respeito do uso de recursos didáticos e das dificuldades enfrentadas para o uso ou não destes, na rede de ensino básico público e privado, do município de Simão Dias, SE.A pesquisa foi aplicada em três instituições escolares da rede de ensino básico, público e privado de Simão Dias. Nas escolas realizou-se um levantamento da disponibilidade de recursos didáticos por meio de uma observação sistemática das dependências e dos locais visitados e para avaliar a concepção dos professores e gestores foi aplicado dois questionários com perguntas abertas e fechadas. As percepções dos gestores e professores foram comparadas e analisadas por meio da categorização das respostas que ressaltou em pontos importantes, como o posicionamento favorável e desfavorável dos entrevistados frente ao uso dos recursos, e também das dificuldades relatadas pelos participantes. Com os resultados obtidos, conclui-se que os docentes representantes da rede pública, costumam adotar uma abordagem mais tradicional de ensino. A falta de disponibilidade de recursos, e a carência de manutenção de equipamentos, principalmente no laboratório de informática, foram as principais dificuldades destacadas. No que se refere sobre a disponibilidade de recursos nas escolas visitadas, percebe-se que ambas estão praticamente no mesmo patamar, não havendo diferenças entre elas
Palavras-chave: Biologia
Ensino de biologia
Recursos didáticos
Formação de professores
Gestão educacional
Simão Dias (SE)
área CNPQ: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial
Citação: Menezes, Valdeir Bezerra. Percepção dos professores e gestores do ensino de Ciências e Biologia sobre o uso dos recursos didáticos na rede básica de ensino, Simão Dias, SE. São Cristóvão, SE, 2017. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2017
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9887
Aparece nas coleções:Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Valdeir_Bezerra_Menezes.pdf590,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.