Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9898
Document Type: Anais completos de Eventos
Title: VII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" - Eixo 15 - Estudos da linguagem
Other Titles: • Alessandra Fagundes de Lyra Marinho - A prática da oralidade em sala de aula a partir do livro didático
• André Luis Machado Galvão - A formação do gosto pela leitura: reflexões sobre o ensino de literatura no ensino médio
• Anilton Nunes dos Reis - Possibilidades de leitura da cidade? O caso do bairro Vila Nova, em Francisco Beltrão, Paraná
• Ariosvaldo Leal de Jesus - A presença de gêneros textuais na gramática: texto, reflexão e uso, de William Cereja e Thereza Magalhães, enquanto ferramenta de aprendizagem da língua materna
• Ariovânia Rocha de Camilo Santos - O processo de letramento e a prática pedagógica à serviço da aprendizagem
• Beatriz Nogueira da Costa Rego - A não coincidência interlocutiva como marcador interacional em situações de escrita colaborativa
• Carlos Alexandre Nascimento Aragão - O leitor em formação
• Carlos Héric Silva Oliveira - O agir docente e discente entre a leitura e a escrita: nas trilhas da atividade social
• Dalila Santos Bispo - A importância da linguagem na elaboração de material didático para a educação a distância
• Danieli Dias da Silva - A contribuição dos jogos fonológicos no processo de alfabetização
• Deise Santos do Nascimento - Possibilidades midiáticas para o ensino de língua portuguesa
• Derli Machado de Oliveira - Análise crítica do discurso: perspectiva crítica de investigação da linguagem em relação com as mudanças sociais e culturais
• Diana Cibele de Assis Ferreira - O gênero adivinha enquanto unidade textual-discursiva: uma possibilidade de ampliação da aprendizagem no ensino de língua portuguesa
• Dorivaldo Alves Salustiano - Caminhos e descaminhos do letramento digital com sujeitos em situação de deficiência intelectual
• Elisson Souza de São José - A lei do diretório dos índios e sua relevância para o ensino de línguas no brasil colonial (1757-1808)
• Elizana Karla Andrade Almeida - O ensino de língua inglesa: trabalhando as habilidades produtivas
• Emmanuelle Felix dos Santos - Tecendo leituras nas pesquisas sobre libras: sentidos atribuídos ao seu ensino na educação superior
• Eudes da Silva Santos - Ler e escrever em redes sociais: o caso do Facebook
• Fabiana Birch - O sujeito na produção e compreensão de textos na escola: “eles querem apresentar o que é deles e gostam de ler para a turma”
• Flavia Ferreira da Silva - Gêneros textuais: o que a escola faz com eles?
• Gabriela Barbosa Souza - A importância do trabalho pedagógico a partir dos gêneros textuais
• Glaucia dos Santos Marinho - Aspectos gráficos e funcionais presentes nos pares mínimos: discutindo alguns erros ortográficos na escrita de alunos dos anos iniciais
• Hercilio de Medeiros Sousa - A tutoria em educação a distância e seus fundamentos na interação verbal
• Irando Alves Martins Neto - Estratégias de leitura e compreensão como atividade de construção de sentidos
• Isabel Cristina Michelan de Azevedo - A construção de sentidos em processos de referenciação vinculados à argumentação
• Jaciana Firmino Santana Rocha - Orientação argumentativa e mecanismos de referenciação em “já está passando da hora”
• Jaqueline dos Santos Nascimento - A arquitetura acional das questões do ENEM: teoria dos atos de fala em foco
• Jhones Steffanny Marcelino dos Santos - O ensino da ortografia nos anos iniciais: limites e perspectivas
• José Ricardo dos Santos - Uma análise sobre os conteúdos de língua portuguesa na prova do processo seletivo do IFS no ano de 2012
• José Ricleberson Vieira Alves - Observações e aplicabilidade de práticas leitoras à luz do letramento crítico nas aulas de língua inglesa: reflexões e experiências do PIBID
• Juliana Nascimento de Alcântara - A comunicação alternativa e ampliada na construção da linguagem escrita e das práticas de leitura
• Kivia Santos Nunes - Pensando a linguagem na relação com a comunicação alternativa
• Laura Camila Braz de Almeida - Leitura e construção textual-interativa na formação de professores de língua portuguesa com a avaliação formativa
• Lorena Siqueira Santana - Ressignificando as práticas fonoaudiológicas no trabalho com as redes de significação
• Lorrany Duarte Araujo - O processo de criação e imaginação e comunicação alternativa e ampliada como instrumento para a construção da linguagem
• Luciana Virgília Amorim de Souza - O ensino de língua estrangeira das escolas públicas brasileiras
• Marcia Donato Santana Dantas - V
• Marcle Vanessa Menezes Santana - A língua inglesa na legislação imperial brasileira (1809-1828)
• Maria Luedna Ferreira de Melo - Considerações teóricas nos PCN: língua/linguagem, gramática, gênero, escrita
• Maria Verônica Tavares Neves - Uma análise de adjetivos e advérbios sob a perspectiva da semântica argumentativa em manuscritos escolares
• Marília Vasconcelos Araújo Lima - A comunicação alternativa e ampliada como meio disparador para construção da linguagem
• Marlucy Mary Gama Bispo - Habilidades linguísticas básicas: práticas em sala de aula
• Marta Maria Minervino dos Santos - Trabalho docente: saberes sobre a variação linguística
• Míriam Pessôa Marques - A relação entre entonação e rasura oral no processo de escrita colaborativa de crianças recém alfabetizadas
• Monique Silva Mendonça Siqueira - Pisa 2009: mais leitura, melhores resultados
• Murilo Leonardo da Cunha - Gêneros discursivos orais: concepções e práticas nas séries iniciais
• Patrícia Lima Santos - Leitura e escrita: reflexões sobre práticas e hábitos
• Paulo Meireles Barguil - (Mal)ditas: desvelando expressões educacionais
• Regina Lúcia de Araújo Gramacho - Literatura e ensino: professores e poetas na construção de saberes
• Rodrigo Belfort Gomes - A pós-modernidade e as atividades de leitura no ensino de língua inglesa
• Rosane Berté - Adolescência e linguagem: a constituição dos sujeitos adolescentes na e pela linguagem
• Samuel de Souza Matos - Abordagem contextual e referenciação
• Solano Sávio Figueiredo Dourado - A perspectiva dialógica e a colaboração crítica na implementação da comunicação alternativa
• Vilma Cristina Silva dos Santos - Memórias e crônicas: um diálogo possível em sala de aula
Issue Date: Sep-2013
Keywords: Educação
Estudos da linguagem
Linguística
Leitura
Letramento
Sponsorship: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN: 1982-3657
Is part of: Anais do VII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Language: por
Publisher / Institution : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Citation: COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 7., 2013, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2013. Disponível em: <http://educonse.com.br/viicoloquio/publicacao_eixos.asp>. Acesso em: 27 nov. 2018.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9898
Appears in Collections:Anais 2013 - VII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1.pdfA prática da oralidade em sala de aula a partir do livro didático181,26 kBAdobe PDFView/Open
2.pdfA formação do gosto pela leitura: reflexões sobre o ensino de literatura no ensino médio201,13 kBAdobe PDFView/Open
3.pdfPossibilidades de leitura da cidade? O caso do bairro Vila Nova, em Francisco Beltrão, Paraná226,94 kBAdobe PDFView/Open
4.pdfA presença de gêneros textuais na gramática: texto, reflexão e uso, de William Cereja e Thereza Magalhães, enquanto ferramenta de aprendizagem da língua materna226,16 kBAdobe PDFView/Open
5.pdfO processo de letramento e a prática pedagógica à serviço da aprendizagem210,59 kBAdobe PDFView/Open
6.pdfA não coincidência interlocutiva como marcador interacional em situações de escrita colaborativa186,42 kBAdobe PDFView/Open
7.pdfO leitor em formação190,83 kBAdobe PDFView/Open
8.pdfO agir docente e discente entre a leitura e a escrita: nas trilhas da atividade social310,73 kBAdobe PDFView/Open
9.pdfA importância da linguagem na elaboração de material didático para a educação a distância293,96 kBAdobe PDFView/Open
10.pdfA contribuição dos jogos fonológicos no processo de alfabetização212,32 kBAdobe PDFView/Open
11.pdfPossibilidades midiáticas para o ensino de língua portuguesa181,91 kBAdobe PDFView/Open
12.pdfAnálise crítica do discurso: perspectiva crítica de investigação da linguagem em relação com as mudanças sociais e culturais247,72 kBAdobe PDFView/Open
13.pdfO gênero adivinha enquanto unidade textual-discursiva: uma possibilidade de ampliação da aprendizagem no ensino de língua portuguesa287,42 kBAdobe PDFView/Open
14.pdfCaminhos e descaminhos do letramento digital com sujeitos em situação de deficiência intelectual283,46 kBAdobe PDFView/Open
15.pdfA lei do diretório dos índios e sua relevância para o ensino de línguas no Brasil colonial (1757-1808)181,38 kBAdobe PDFView/Open
16.pdfO ensino de língua inglesa: trabalhando as habilidades produtivas197,2 kBAdobe PDFView/Open
17.pdfTecendo leituras nas pesquisas sobre libras: sentidos atribuídos ao seu ensino na educação superior272,66 kBAdobe PDFView/Open
18.pdfLer e escrever em redes sociais: o caso do Facebook208,42 kBAdobe PDFView/Open
19.pdfO sujeito na produção e compreensão de textos na escola: “eles querem apresentar o que é deles e gostam de ler para a turma”249,47 kBAdobe PDFView/Open
20.pdfGêneros textuais: o que a escola faz com eles?76,55 kBAdobe PDFView/Open
21.pdfA importância do trabalho pedagógico a partir dos gêneros textuais179,32 kBAdobe PDFView/Open
22.pdfAspectos gráficos e funcionais presentes nos pares mínimos: discutindo alguns erros ortográficos na escrita de alunos dos anos iniciais184,15 kBAdobe PDFView/Open
23.pdfA tutoria em educação a distância e seus fundamentos na interação verbal266,68 kBAdobe PDFView/Open
24.pdfEstratégias de leitura e compreensão como atividade de construção de sentidos258,43 kBAdobe PDFView/Open
25.pdfA construção de sentidos em processos de referenciação vinculados à argumentação335,15 kBAdobe PDFView/Open
26.pdfOrientação argumentativa e mecanismos de referenciação em “já está passando da hora”203,15 kBAdobe PDFView/Open
27.pdfA arquitetura acional das questões do ENEM: teoria dos atos de fala em foco221,39 kBAdobe PDFView/Open
28.pdfO ensino da ortografia nos anos iniciais: limites e perspectivas221,88 kBAdobe PDFView/Open
29.pdfUma análise sobre os conteúdos de língua portuguesa na prova do processo seletivo do IFS no ano de 2012281,78 kBAdobe PDFView/Open
30.pdfObservações e aplicabilidade de práticas leitoras à luz do letramento crítico nas aulas de língua inglesa: reflexões e experiências do PIBID241,41 kBAdobe PDFView/Open
31.pdfA comunicação alternativa e ampliada na construção da linguagem escrita e das práticas de leitura241,37 kBAdobe PDFView/Open
32.pdfPensando a linguagem na relação com a comunicação alternativa218,08 kBAdobe PDFView/Open
33.pdfLeitura e construção textual-interativa na formação de professores de língua portuguesa com a avaliação formativa209,06 kBAdobe PDFView/Open
34.pdfRessignificando as práticas fonoaudiológicas no trabalho com as redes de significação202,03 kBAdobe PDFView/Open
35.pdfO processo de criação e imaginação e comunicação alternativa e ampliada como instrumento para a construção da linguagem208,65 kBAdobe PDFView/Open
36.pdfO ensino de língua estrangeira das escolas públicas brasileiras280,98 kBAdobe PDFView/Open
37.pdfV76,55 kBAdobe PDFView/Open
38.pdfA língua inglesa na legislação imperial brasileira (1809-1828)281,54 kBAdobe PDFView/Open
39.pdfConsiderações teóricas nos PCN: língua/linguagem, gramática, gênero, escrita299,67 kBAdobe PDFView/Open
40.pdfUma análise de adjetivos e advérbios sob a perspectiva da semântica argumentativa em manuscritos escolares186,72 kBAdobe PDFView/Open
41.pdfA comunicação alternativa e ampliada como meio disparador para construção da linguagem200,02 kBAdobe PDFView/Open
42.pdfHabilidades linguísticas básicas: práticas em sala de aula205,5 kBAdobe PDFView/Open
43.pdfTrabalho docente: saberes sobre a variação linguística206,17 kBAdobe PDFView/Open
44.pdfA relação entre entonação e rasura oral no processo de escrita colaborativa de crianças recém alfabetizadas264,34 kBAdobe PDFView/Open
45.pdfPisa 2009: mais leitura, melhores resultados239,92 kBAdobe PDFView/Open
46.pdfGêneros discursivos orais: concepções e práticas nas séries iniciais188,73 kBAdobe PDFView/Open
47.pdfLeitura e escrita: reflexões sobre práticas e hábitos184,99 kBAdobe PDFView/Open
48.pdf(Mal)ditas: desvelando expressões educacionais208 kBAdobe PDFView/Open
49.pdfLiteratura e ensino: professores e poetas na construção de saberes235,85 kBAdobe PDFView/Open
50.pdfA pós-modernidade e as atividades de leitura no ensino de língua inglesa200,05 kBAdobe PDFView/Open
51.pdfAdolescência e linguagem: a constituição dos sujeitos adolescentes na e pela linguagem226,79 kBAdobe PDFView/Open
52.pdfAbordagem contextual e referenciação235,06 kBAdobe PDFView/Open
53.pdfA perspectiva dialógica e a colaboração crítica na implementação da comunicação alternativa228,66 kBAdobe PDFView/Open
54.pdfMemórias e crônicas: um diálogo possível em sala de aula204,43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.