Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9935
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | Reflexão sobre prática pedagógica docente de leitura em língua inglesa de uma turma do ensino médio em uma escola pública do estado de Sergipe |
Autor(es): | Santos, Maria José dos Santos, Alexsandra Nascimento dos |
Data do documento: | Jun-2013 |
Resumo: | Este trabalho de pesquisa de cunho etnográfico objetiva analisar a prática de leitura em língua inglesa trabalhada em uma classe do 1º ano do ensino médio de uma escola da rede estadual do estado de Sergipe, Brasil, baseando-se em dados coletados durante uma experiência vivenciada no PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), no qual observações de aulas foram realizadas durante o período de julho a dezembro de 2011. Esta pesquisa procura refletir sobre a metodologia e as estratégias aplicadas pelo professor ao trabalhar com textos escritos, levando em consideração as questões mencionadas no PNLD 2012 (Programa Nacional do Livro Didático) nos Blocos II e III referentes ao ensino de leitura em língua inglesa, com o propósito de analisar como o professor aborda os textos, de modo que haja preocupação em instigar a reflexão dos alunos, tornando-os mais interessados, participativos, críticos, autônomos na sua aprendizagem e conscientes de seu papel na sociedade. Verificou-se que o professor desta turma, ao abordar tal habilidade, mostrou-se desvinculado das teorias sobre o ensino de leitura em Língua Estrangeira. Entre os autores consultados estão: Almeida Filho, Ângela Kleiman, Paiva, Paulo Freire, Vilson Leffa, além dos documentos oficiais da educação |
Palavras-chave: | Língua inglesa Ensino de língua inglesa Práticas pedagógicas Ensino médio Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) |
Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
ISSN: | 2236-2061 |
Parte de : | Anais Eletrônicos do II SEFELI, v. 2, 2013 |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | LINC/UFS |
Citação: | SANTOS, M. J. dos; SANTOS, A. N. dos. Reflexão sobre prática pedagógica docente de leitura em língua inglesa de uma turma do ensino médio em uma escola pública do estado de Sergipe. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 2., 2013, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2013. p. 500-509. |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9935 |
Aparece nas coleções: | II Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ReflexaoPraticaPedagogica.pdf | 12,04 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.