Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9998
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: Redefinindo metodologias de ensino de língua inglesa no ensino fundamental
Authors: Oliveira, Thais Rocha dos Santos
Silva, Nirlanda Figueiredo da
Issue Date: 2016
Resumo : O presente trabalho apresenta o resultado das atividades aplicadas em sala de aula que envolvem o processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira. Essa iniciativa parte do subprojeto Letras-Inglês pertencente ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), objetivando ações para contribuir com o desenvolvimento de competências e habilidades de língua inglesa a partir da elaboração e aplicação de unidades de ensino que contemplem conhecimentos vindos de outras áreas. Para realizar a intervenção na turma escolhida, o sétimo ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública do município de Santarém, Pará, foi necessária a leitura de teóricos como Jane Willis, que discute sobre Task-Based Learning (TBL) e James Asher, sobre Total Physical Response (TPR), e foram elaboradas atividades complementares ao material didático, enfatizando as referidas metodologias de ensino. Isso foi de suma importância para que os alunos absorvessem os assuntos abordados, pois as práticas pedagógicas utilizadas incentivavam os estudantes a participarem ativamente das aulas, não como meros espectadores. Ao final da aplicação, observou-se um gradativo desenvolvimento das competências e habilidades em língua estrangeira. Isso foi verificado a partir do acompanhamento do desempenho dos alunos, em atividades orais e escritas.
Keywords: Língua estrangeira
Ensino de língua estrangeira
Ensino-aprendizagem
Metodologia
Sponsorship: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN: 2236-2061
Is part of: Anais Eletrônicos do III SEFELI, v. 3, 2016
Language: por
Publisher / Institution : LINC/UFS
Citation: OLIVEIRA, T. R. dos S.; SILVA, N. F. da. Redefinindo metodologias de ensino de língua inglesa no ensino fundamental. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 3., 2015, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2016. p. 201-2011.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9998
Appears in Collections:III Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RedefinindoMetodologiasEnsinoLingua.pdf123,33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.