Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10003
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | Leitura crítica de rótulos e embalagens nas aulas de língua inglesa |
Autor(es): | Silva, Maria do Perpétuo Socorro Sotero da |
Data do documento: | 2016 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo relatar uma experiência de uma unidade didática em Inglês, que contempla a perspectiva de leitura crítica, refletindo sobre as necessidades de uso de palavras em língua inglesa utilizando rótulos e embalagens de produtos, como mediação didática no processo ensino aprendizagem, através de atividades práticas em sala de aula com alunos do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos - EJA em Manaus. Apoiaremo- nos na pedagogia crítica de Paulo Freire que está alicerçada no diálogo e na teoria sociointeracionista de Vygotsky que vê a mediação como meio de apreensão por parte do sujeito, o objeto de estudo, além da possibilidade de interação existente entre aluno - professor / aluno - aluno. Para analisar o grau de percepção do inglês no cotidiano dos quarenta e oito (48) alunos e seus posicionamentos críticos, antes das atividades, foram realizadas rodas de conversas. E, logo após, foi desenvolvida a unidade didática utilizando os rótulos e embalagens, culminando em uma produção textual utilizando os vocabulários adquiridos. A partir dos resultados, a análise aponta que essa metodologia desperta interesse dos alunos para o aprendizado do inglês como língua estrangeira. Em uma conclusão prévia, mas não definitiva, percebemos que houve um progresso significativo no que se refere à percepção e posicionamento crítico dos alunos quanto às necessidades de uso de palavras em língua inglesa presentes nos rótulos e embalagens de produtos. |
Palavras-chave: | Língua inglesa Ensino de língua inglesa Leitura Metodologia Métodos de ensino Rótulos Embalagens |
Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
ISSN: | 2236-2061 |
Parte de : | Anais Eletrônicos do III SEFELI, v. 3, 2016 |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | LINC/UFS |
Citação: | SILVA, M. P. S. S. da. Leitura crítica de rótulos e embalagens nas aulas de língua inglesa. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 3., 2015, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2016. p. 155-163. |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10003 |
Aparece nas coleções: | III Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LeituraCriticaRotulos.pdf | 91,3 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.