Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10003
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Leitura crítica de rótulos e embalagens nas aulas de língua inglesa
Autor(es): Silva, Maria do Perpétuo Socorro Sotero da
Data do documento: 2016
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo relatar uma experiência de uma unidade didática em Inglês, que contempla a perspectiva de leitura crítica, refletindo sobre as necessidades de uso de palavras em língua inglesa utilizando rótulos e embalagens de produtos, como mediação didática no processo ensino aprendizagem, através de atividades práticas em sala de aula com alunos do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos - EJA em Manaus. Apoiaremo- nos na pedagogia crítica de Paulo Freire que está alicerçada no diálogo e na teoria sociointeracionista de Vygotsky que vê a mediação como meio de apreensão por parte do sujeito, o objeto de estudo, além da possibilidade de interação existente entre aluno - professor / aluno - aluno. Para analisar o grau de percepção do inglês no cotidiano dos quarenta e oito (48) alunos e seus posicionamentos críticos, antes das atividades, foram realizadas rodas de conversas. E, logo após, foi desenvolvida a unidade didática utilizando os rótulos e embalagens, culminando em uma produção textual utilizando os vocabulários adquiridos. A partir dos resultados, a análise aponta que essa metodologia desperta interesse dos alunos para o aprendizado do inglês como língua estrangeira. Em uma conclusão prévia, mas não definitiva, percebemos que houve um progresso significativo no que se refere à percepção e posicionamento crítico dos alunos quanto às necessidades de uso de palavras em língua inglesa presentes nos rótulos e embalagens de produtos.
Palavras-chave: Língua inglesa
Ensino de língua inglesa
Leitura
Metodologia
Métodos de ensino
Rótulos
Embalagens
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN: 2236-2061
Parte de : Anais Eletrônicos do III SEFELI, v. 3, 2016
Idioma: por
Instituição/Editora: LINC/UFS
Citação: SILVA, M. P. S. S. da. Leitura crítica de rótulos e embalagens nas aulas de língua inglesa. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 3., 2015, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2016. p. 155-163.
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10003
Aparece nas coleções:III Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LeituraCriticaRotulos.pdf91,3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.