Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10039
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | O ensino da lingua inglesa para crianças: uma discussão sobre as implicações do bilinguismo na infância |
Autor(es): | Silva, Lilian Kasey da Costa, Ana Carolina Dias da |
Data do documento: | 2018 |
Resumo: | Acompanhamos nos últimos anos o forte crescimento da oferta e procura de escolas bilíngues no Brasil, como uma forma de integrar crianças no ensino da língua inglesa. Frente ao cenário de globalização que enfrentamos, juntamente ao discurso da importância do estudo de inglês no meio infantil, é necessário discutir sobre as implicações do ensino da língua inglesa numa fase que chamamos de “precoce”. Neste trabalho, discutiremos o ensino e aquisição do inglês no período da pré-escola, exploraremos as implicações deste ensino no discurso de autores e defensores da Hipótese do Período Crítico (HPC). Diante das diferentes opiniões e teorias da HPC, questionamos como o período crítico contribui para o desenvolvimento da língua inglesa na infância e a forma como o aprendizado da língua se desenvolve nessa faixa etária. Abordaremos as ideias de teóricos, tais como Singleton e Ryan (2005), Lenneberg (1967), Mello (2010), dentre outros, assim como teorias referentes ao período crítico, para uma melhor explanação do assunto. |
Palavras-chave: | Língua inglesa Ensino de língua inglesa Ensino bilíngue Hipótese do Período Crítico (HPC) Bilinguismo na infância |
Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
ISSN: | 2236-2061 |
Parte de : | Anais Eletrônicos do IV SEFELI, v. 4, 2018 |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | LINC/UFS |
Citação: | SILVA, L. K. da; COSTA, A. C. D. da. O ensino da lingua inglesa para crianças: uma discussão sobre as implicações do bilinguismo na infância. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 4., 2018, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2018. p. 401-410. |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10039 |
Aparece nas coleções: | IV Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EnsinoLinguaCriancas.pdf | 188,41 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.