Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10050
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Livro didático, charges, tirinhas e conversas sobre preconceito e discriminação
Autor(es): Pacheco, Mirela Magnani
Data do documento: 2018
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo compartilhar resultados provenientes de práticas de letramentos envolvendo os gêneros textuais encontrados no livro didático Way to Go! (da coleção do PNLD) e de sites de charges e quadrinhos. Preconceito e discriminação foram os temas trabalhados com aprendizes do 3º. ano do ensino médio da rede estadual de ensino de Sergipe. Durante as atividades desenvolvidas, procurou-se trabalhar os textos de maneira multimodal, encorajando a reflexão acerca do tema proposto e a produção de significados. A docente procurou orientar as pesquisas, filtrar os resultados e auxiliar os estudantes a melhor expressarem suas ideias na língua alvo. As teorias dos Novos Letramentos embasam este estudo, enfatizando as reflexões suscitadas por Zacchi (2016a, 2016b), com relação ao trabalho do Letramento Crítico em sala de aula bem como sua análise do livro didático de Língua Estrangeira (PNLD) no panorama político neoliberal; Silva (2014), a qual trata do letramento crítico a partir do texto visual; Jucá (2016) no que concerne ao ensino de Língua Estrangeira na escola regular; e Souza (2015), quanto ao trabalho com a multimodalidade em aulas de LE. Foram também consideradas ideias presentes nas OCEM (2006) e que procuram esclarecer conceitos como letramento crítico e multimodalidades.
Palavras-chave: Língua inglesa
Ensino de língua inglesa
Letramento
Multimodalidade
Leitura
Produção de texto
Livro didático
Charge
Tirinha
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN: 2236-2061
Parte de : Anais Eletrônicos do IV SEFELI, v. 4, 2018
Idioma: por
Sigla da Instituição: LINC/UFS
Citação: PACHECO, M. M. Livro didático, charges, tirinhas e conversas sobre preconceito e discriminação. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 4., 2018, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2018. p. 268-283.
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10050
Aparece nas coleções:IV Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LivroDidaticoChargesTirinhas.pdf2,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.