Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10071
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: A Base Nacional Comum Curricular e a leitura no livro didático de língua inglesa
Autor(es): Araújo, Laryssa Barros
Larré, Julia
Data do documento: 2018
Resumo: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento oficial brasileiro voltado para a educação básica, o qual sugere que as habilidades de leitura, escrita e comunicação oral em língua inglesa sejam desenvolvidas por meio das perspectivas das novas formas de linguagem e letramentos. Tais perspectivas também devem auxiliar na elaboração dos materiais didáticos. Apesar de grande avanço tecnológico, ainda é uma realidade das escolas brasileiras o fato de o livro didático (LD) ser a única ferramenta que o professor dispõe para e durante a sua prática pedagógica. Portanto, um LD que aborde os textos e atividades que se enquadrem na perspectiva dos letramentos possui um elevado grau de contribuição para que essas novas formas de ensino sejam inseridas nas aulas de língua inglesa. Dessa forma, o principal objetivo desta pesquisa é analisar seções de leitura do livro didático Take Over (SANTOS, 2013), com o intuito de observar se estas dialogam com as propostas abordadas no documento mencionado. Para tal, lançaremos mão de autores como Koch e Elias (2011), Mattos (2011), Monte-Mor (2013). Em linhas gerais, observamos que o LD contempla alguns aspectos propostos pela BNCC; entretanto, ainda há a necessidade de um diálogo maior com as diferentes representações socioculturais que perpassam o idioma em questão.
Palavras-chave: Língua inglesa
Ensino de língua inglesa
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Leitura
Livro didático
Letramento
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN: 2236-2061
Parte de : Anais Eletrônicos do IV SEFELI, v. 4, 2018
Idioma: por
Sigla da Instituição: LINC/UFS
Citação: ARAÚJO, L. B.; LARRÉ, J. A Base Nacional Comum Curricular e a leitura no livro didático de língua inglesa. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 4., 2018, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2018. p. 13-25.
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10071
Aparece nas coleções:IV Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BNCCLeituraLivroDidatico.pdf784,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.