Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10343
Tipo de Documento: Anais completos de Eventos
Título: V Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" - Eixo 4 - Formação de Professores memórias e narrativas
Data do documento: Set-2010
Palavras-chave: Educação
Formação de professores
Memória
Narrativas
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Citação: COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 4., 2010, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2010. Disponível em: <http://educonse.com.br/2010/>. Acesso em: 31 out. 2018.
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10343
Aparece nas coleções:Anais 2010 - IV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1.pdf1. Reflexões sobre a formação de professores para as atividades agrárias em Sergipe - Ademário Alves Santos161,57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
2.pdf2. Tecnologias assistivas e educação a distância: relato (auto) biográfico de um deficiente visual - Adonai Estrela Medrado, Maria Olivia de Matos195,3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
3.pdf3. Memórias do curso de educação física da UFS: trajetórias de formação - Ádson do Espírito Santo, Valdione Evangelista Alves Santos, Wellington Lima de Oliveira, Filipe Alves Linhares Santos186,36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
4.pdf4. Os estágios supervisionados de matemática: uma experiência vivenciada - Adriana Menezes de Santana, Fabiana C. O. S. de Oliveira, Samiellen Maiara da P. Santos151,98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
5.pdf5. A incipiente formação de professores no período imperial na província da Parahyba do Norte. (1834-1849) - Adriano Soares da Silva, Jaqueline Cirilo da Costa188,6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
6.pdf6. Memórias em formação - Alba Varela Gois Nascimento, Fátima da Silva Pereira, Laureci Ferreira da Silva153,29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
7.pdf7. Produção e correção textual: algumas disparidades entre teorias e práticas no cotidiano escolar - Alecrisson da Silva, Jailda Evangelista do Nascimento Carvalho157,12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
8.pdf8. Os métodos de ensino no Brasil: século XIX - Alessandra Conceição Monteiro Alves, Givaldo Almeida Santos189,83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
9.pdf9. O egresso da UEFS e o ensino de geometria: algumas reflexões sobre a prática pedagógica - Aline Alves Costa, Flávia Cristina Macedo de Santana184,28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
10.pdf10. O professor de EAD: novos significados, novas atuações - Amaurí Nunes de Souza, Fabrícia Teixeira Borges, Marta Raquel Batista da Silva Rolemberg206,03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
11.pdf11. A pesquisa na formação, a formação na pesquisa: uma experiência formadora - Ana Carla Ramalho Evangelista Lima172,69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
12.pdf12. Pedagogia socialista: o dilema entre formação e mercado – um olhar sobre os professores turismólogo - Ana Paula Bistaffa Monlevade, Daniel Fernando Queiroz Martins187,27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
13.pdf13. Construção e vivencia de um processo de formação continuada – foco na supervisão pedagógica - Angelita Hentges178,53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
14.pdf14. Efetividade dos currículos dos cursos de educação física para o trabalho com pessoas em situação de deficiência - Antônio Carlos Nogueira Santos, Lara Rafaela Gonçalves Gouveia161,84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
15.pdf15. Le Goff, memória e educação - Antônio Vital Menezes de Souza, Vinicius Silva Santos162,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
16.pdf16. Pesquisa (auto) biográfica: os professores um novo objeto da investigação educacional? - A. R.S. Arlete Rodrigues dos Santos136,6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
17.pdf17. Professores de memória dos primeiros formandos do curso de licenciatura em química de Itabaiana - Assicleide da Silva Brito, Ramon de Oliveira Santana, Edineia Tavares Lopes212,6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
18.pdf18. Contribuições da arteterapia na formação continuada dos professores - Cássia de Fátima da Silva Souza, Maria de Lourdes Santos Figueiredo Leite175,44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
19.pdf19. Língua, cultura e formação de professores: feições que marcam como caleidoscópio, os entrelugares das construções identitárias - Cristiane Lopes Landulfo, Livia Carvalho de Medonça, Kelly Barros Santos152,26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
20.pdf20. O professor como agente motivador no ensino de biologia - Christiane Ramos Donato, Aline Garcia Alves Oliveira165,29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
21.pdf21. Disciplinar os corpós e educar as almas: a formação de normalista do colégio patrocínio de São José - Cláudio Marcelo de Jesus Nascimento, Dílson Gonzaga Sampaio127,97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
22.pdf22. Universidade e profissão docente: a observação qualitativa e quantitativa no estágio supervisionado para o ensino de Química I - Dayane Xavier de Oliveira, Edson José Wartha209,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
23.pdf23. Reflexões sobre a prática docente na EJA: uma análise a partir de uma experiência de observação em uma escola municipal de Maceió - Deiseane Louise Santos Oliveira180,51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
24.pdf24. Uma questão de identidade afirmações e ambigüidades no reconhecer-se negro - Deyse Luciano de Jesus Santos, Adauto Leite Oliveira238,02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
25.pdf25. Processos de interação educativa e pensamento prático docente – indícios na prática mediacional de docentes do ensino médio na Bahia/Brasil - Dina Maria Rosário206,97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
26.pdf26. Memória de mestre: a política em Belém/PA entre 1940-1985 - Denise Simões Rodrigues225,62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
27.pdf27. Ser professor de educação infantil: desafios da profissão - Dídima Andrade, Roberta Abreu187,31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
28.pdf28. Contributos da ética na formação dos professores - Edivânio Santos Andrade, Maria José Nascimento Soares152,2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
29.pdf29. Formação docente e o estágio: aproximações e possibilidades - Edna Furukawa Pimentel187,91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
30.pdf30. Formação, teorização e práticas: implicações e contradições - Edna Furukawa Pimentel190,5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
31.pdf31. A narrativa literária como contexto para discussão na formação continuada de professores/AS - Edna Telma Fonseca e Silva Vilar185,02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
32.pdf32. Educação biocêntrica: o despertar para a expressão do afeto no curso de formação de professor - Elisa Carneiro Santos de Almeida, Raphaela Dany Freitas Silveira Gonçalves177,62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
33.pdf33. Formação de professores, memórias e narrativas: análise sobre o papel da ciência , tecnologia e educação nessa formação - Elze Plácido, Solange Lacks, Mª Gorete B. de Araújo, Naiza Mª de Jesus148,6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
34.pdf34. A inserção da discussão da pluralidade cultural nos cursos de formação de professores na universidade: um estudo de caso no curso de pedagogia da Universidade Estadual de Feira de Santana - Fabiana Castelo Branco de Santana, Sílvia Mary Ramos Pires131,97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
35.pdf35. Os estágios supervisionados de matemática: uma experiência vivenciada - Fabiana C. O. S. de Oliveira, Adriana Menezes de Santana, Samiellen Maiara da P. Santos152,16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
36.pdf36. Ludicidade e resiliência: como professoras de educação infantil lidam com o prazer e o sofrimento no contexto educativo - Fernanda Almeida Pereira, Cristina Maria D´Ávila Teixeira Maheu199,4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
37.pdf37. Aprendizagem do professor alfabetizador em contextos de formação continuada: reflexões sobre o pró-letramento - Francisca Edilma Braga Soares Aureliano, Denise Maria de Carvalho Lopes196,26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
38.pdf38. Novos Desafios para Ensinar: Relatos de Experiências de Professores - Gersivalda Mendonça da Mota126,3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
39.pdf39. Modernização do ensino de ciências e matemática no ginásio sagrado coração – Senhor do Bonfim/Bahia (1950-1976) - Gisele Lemos Shaw, Rosângela Souza Vieira321,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
40.pdf40. Tornando-se professor de geografia: o papel das experiências discentes - Gisele Lopes Guerra123,78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
41.pdf41. A formação em educação ambiental: um estudo compreendendo o papel das universidades - Glauber Barros Alves Costa, Maria Inêz Oliveira Araujo147,1 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
42.pdf42. Um estudo sobre a relação teoria e prática na formação do professor de geografia - Glauber Barros Alves Costa173,37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
43.pdf43. A raiz que empodera: cabelos que contam histórias e memórias negro-estético-identitárias - Hildália Fernandes213,57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
44.pdf44. Significação e ressignificação da alfabetização de alunos com deficiência intelectual - Iara Maria Campelo Lima, Kátia Siene Santos Dias, Custódia Maria Nascimento Matos175,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
45.pdf45. O implicamento de sentido na formação de professores da educação inclusiva - Iara Maria Campelo Lima198,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
46.pdf46. Avaliação como prática na diversidade: uma integração no estágio curricular supervisionado - Inalda Maria Duarte de Freitas, Deusdeth Barbosa da Silva185,84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
47.pdf47. A prática e a formação dos alfabetizadores da aja: dilemas do Programa Brasil Alfabetizado - Jailson Costa da Silva, Divanir Maria de Lima242,8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
48.pdf48. As aulas, cadeiras e / ou escolas de primeiras letras na província da Parahyba do Norte e a organização escolar no oitocentos (1833-1849) - Jaqueline Cirilo da Costa, Adriano Soares Da Silva133,44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
49.pdf49. Tecendo os fios da memória formativa de professores caririenses através da história oral - Janaina Juca Ferreira, Cicera Sineide Dantas Rodrigues185,41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
50.pdf50. As práticas pedagógicas para formação do futuro professor de língua inglesa: as narrativas orais de experiência pessoal no processo de ensino-aprendizagem da habilidade escrita - Jane dos Santos195,33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
51.pdf51. Pró-letramento em alfabetização e linguagem: definições e concepções sobre a discursividade linguística - João Ferreira dos Santos, Maria Eurácia B. de Andrade, Maria Luciana dos Santos, Omundsen de Melo Costa Junio141 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
52.pdf52. Refleção sobre a formação do professor e seu comprometimento com a escola - Joelma Viana Almeida127,76 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
53.pdf53. O ensino e a aprendizagem de estatística no ensino fundamental: uma investigação da prática do professor de matemática - José Luis Andrade Vieira, Flávia Cristina de Macêdo Santana216,98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
54.pdf54. Gestão escolar:novo paradigma de uma gestão participativa - Josenilson Felizardo dos Santos, Joseneide Nunes dos Santos191,84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
55.pdf55. Motivação e as novas tecnologias da informação e comunicação no processo de formação de professores - Josevânia Teixeira Guedes, Luciano Matos Nobre, Marisa Marchi Uchôa Espindola, Ada Augusta Celestino Bezerra216,64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
56.pdf56. Percorrendo meandros na/da geografia: trabalho de campo interdisciplinar como espaço de aprendizagem na formação docente - Jussara Fraga Portugal, Mariana Martins de Meireles, Simone Santos de Oliveira352,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
57.pdf57. Retalhos da pedagogia: a questão da autoria na formação docente - Laís de Santana Araújo, Paula Tauana Santos, Ada Augusta Celestino Bezerra378,63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
58.pdf58. Memoriais de formação: um caminho para dar “sentido” ao saber - Lisley Cristina Gomes da Silva194,82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
59.pdf59. Práticas docentes: relatos de vida estudantil em aulas de língua materna - Lucas Pazoline da Silva Ferreira, Elynne Gabrielle Moreira170,06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
60.pdf60. As narrativas de formação e a memória da educação: breve análise de uma experiência - Luiz Felippe Santos Perret Serpa, Ana Paula Trindade de Albuquerque158,53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
61.pdf61. Ética, currículo e saberes: reflexões teórico-metodológicas sobre a formação de professor (a) em educação ambiental - Maracy Pereira, Antônio Vital Menezes de Souza172,71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
62.pdf62. Formação docente na educação de jovens e adultos - Marcos Batinga Ferro, Rosana de Menezes Santos197,24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
63.pdf63. Ampliando a formação no contexto escolar: a implantação de uma escola de formação docente e discente em Pernambuco - Maria Ângela Vasconcelos de Almeida, Edenia Maria Ribeiro do Amaral, Lúcia Falcão Barbosa, Sandra Helena Dias de Melo199,73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
64.pdf64. A voz e a vez: o discurso e o fazer docente na educação de jovens - Maria Betânia Gomes da Silva Brito, Arlete Rodrigues dos Santos155,65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
65.pdf65. A lei nº 10.639/03 e a educação física: memórias e reflexões sobre a educação eugênica nas políticas de formação de professores - Maria Cecília de Paula Silva, Anália de Jesus Moreira186,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
66.pdf66. A educação de jovens e adultos em Vitória da Conquista, Bahia: memórias do programa REAJA - Maria Cláudia Meira Santos Barros, Ana Paula Silva de Almeida, Guadalupe de Morais Santos Silva, Kelly Araújo Valença Oliveira199,22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
67.pdf67. O curso de pedagogia e a formação de professores de educação infantil - Maria da Paixão Gois Febronio203,26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
68.pdf68. Pescando textos, palavras, letras e números: uma análise da formação político-pedagógica dos professores – alfabetizadores e do processo de alfabetização dos trabalhadores da pesca - Maria das Dores Alves Souza181,71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
69.pdf69. Das memórias e reminiscências da infância à vida de professora: uma trajetória de formação - Maria de Fátima Araújo177,2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
70.pdf70. Da formação à profissionalização de professores da multisseriação: uma discussão emergente frente a novos desafios - Maria Diva de Medeiros, Betania Leite Ramalho160,12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
71.pdf71. Nômades do saber-um estudo sobre migração estudantil - Maria do Carmo Cerqueira, Dina Maria Rosário, Elaine Soeira, Márcia Maria Moraes338,69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
72.pdf72. Formação inicial de professores: um trabalho com unidade temática - Maria Eloisa Farias, Tania Renata Prochnow181,29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
73.pdf73. A integração universidade-escola: a pesquisa-ação no estágio supervisionado - Maria Francineila Pinheiro dos Santos158,86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
74.pdf74. Formação docente sob diversos olhares: uma retrospectiva histórica - Maria José de Brito Araujo183,61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
75.pdf75. A mística no processo de formação de educadores do campo em Sergipe - Maria Leliana Vieira, Maria Vanuzia Soares dos Santos, Wilma Vieira da Costa144,29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
76.pdf76. Ser professor de geografia no sergão baiano: territorializando histórias de vida, delimitando trajetórias de formação e cartografando a profissão docente - Mariana Martins de Meireles, Jussara Fraga Portugal321,45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
77.pdf77. Como me tornei professora: histórias de um acontecimento de um clube de ciências - Maria Neide Carneiro Ramos, Maria dos Remédios Brito150,76 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
78.pdf78. A prática docente: memórias do ginásio de aplicação - Martha Suzana Cabral Nunes, Fabiano Santos Aragão155,28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
79.pdf79. O estágio supervisionado na educação infantil e a formação do futuro docente - Melissa R. da Silva, Nilsa de Oliveira Pawlas, Rodrigo F. Pedro183,62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
80.pdf80. Análise do o mal-estar docente na rede publica: uma revisão bibliográfica - Natália Keli Santos Araujo, Marcio Batista Santos, Maria Santos Araujo195,89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
81.pdf81. A história da educação e a biografia em sergipe: algumas observações a respeito de seus condicionantes e valores históricos - Néviton Felipe da Silva140,68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
82.pdf82. Reflexões de uma professora iniciante de inglês - Paulo Roberto Boa Sorte Silva145,73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
83.pdf83. De donas de casa ao ofício do magistério: Vocação ou Profissão? - Priscila Alessandra da Silva163,22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
84.pdf84. Os processos metafóricos e metonímicos e as “figuras de outro” como representantes de marcas da singularidade - Quitéria Pereira de Assis, Rose Karla Cordeiro Lessa1,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
85.pdf85. O estágio curricular: uma experiência na escola estadual professor Ruy Eloy - Rafaela dos Santos, Luana P. Lima, Gicélia Mendes135,22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
86.pdf86. Identidade docente: perfil, expectativas e ideias acerca do ser professor de química - Ramon de Oliveira Santana, Assicleide da Silva Brito, Edinéia Tavares Lopes204,31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
87.pdf87. Formação de professores à distância e as novas tecnologias: solução ou novos desafios - Renival Vieira de Freitas, Magneide S. Santos Lima152,84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
88.pdf88. Possíveis análises de uma história: olhares sobre o curso de educação física da Universidade Tiradentes - Ricardo Rocha Rabelo, Elisângela Silva Rosa180,07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
89.pdf89. O processo de institucionalização do ensino de línguas e literaturas: inglês de souza e os reflexos da reforma Leôncio de Carvalho na provincia de Sergipe d’el Rey (1880-1885) - Roberto Carlos Bastos da Paixão204,95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
90.pdf90. Formação continuada de professores: um método unificado de ensino e a memória do lugar - Rosemary Santos152,36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
91.pdf91. Desafios do ser professor: um estudo teórico da formação docente e da prática pedagógica - Rozelma Ferreira Santos, Aline Camila Silva de Oliveira, Maria José de Brito Araujo162,7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
92.pdf92. Formação docente na perspectiva da educação socialista - Sandra Mara Vieira Oliveira178,97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
93.pdf93. Biólogo-professor: relação entre expectativas profissionais e concepções em torno da docência para licenciandos em ciências biológicas - Sandra Valeria Santos de Cerqueira, Lívia de Rezende Cardoso186,68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
94.pdf94. O saber como objeto de desejo de professores: memórias e narrativas acerca dos processos de formação docente - Sanny Silva da Rosa, Claudia Moreno Zaniti, Elza de Souza, Marcos Eduardo dos Santos222,56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
95.pdf95. Formação do professor: perspectivas no processo ensino-aprendizagem para educação ambiental - Sheila Gomes de Melo, Ricardo Ferreira das Neves, Rosangela Maria do Nascimento226,86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
96.pdf96. Narrativas que subvertem: as(re)significações das mulheres negras que ingressam no ensino superior - Sheila de Oliveira Ferreira, Maria Elisabete Alves Bonfim208,28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
97.pdf97. O papel docente na história da educação brasileira: da colônia à república - Sicleide Gonçalves Queiroz, Selidalva Gonçalves de Queiroz Lima168,83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
99.pdf99. As concepções dos professores de ciências e biologia sobre projetos de trabalho como fatores intervenientes na prática docente - Sílvia Carla da Silva Cardoso, Zélia Maria Soares Jófili, Rejane Martins Novais Barbosa198,11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
100.pdf100. Interfaces entre currículo e formação de professores: narrativas de uma prática - Simone Dias Cerqueira de Oliveira148,22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
101.pdf101. A instrução pública primária em sergipe em 1871 através do Jornal do Aracaju: em busca da profissionalização docente - Simone Silveira Amorim148,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
102.pdf102. Fröebel, Spencer e Durkheim: origens da pedagogia científica - Simone Silveira Amorim130,54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
103.pdf103. Mulheres, personagens da história: as primeiras conquistas do movimento feminista no espaço público - Suzana Mary de Andrade Nunes175,37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
104.pdf104. Ser professor de ciências: reflexões dos formandos em ciências biológicas sobre a sua profissão - Tainan Amorim Santana, Ann Letícia Aragão Guarany160,77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
105.pdf105. Comprometimento do professor com o aprendizado do aluno - Ulysses de Brito Cruz156,12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
106.pdf106. A formação de professores em uma perspectiva emancipatória - Vanda Tereza Silva da Rocha161,57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
107.pdf107. O enlace teórico-prático na formação dos professores de creche: narrativas da experiência - Vera Lúcia da Encarnação Bacelar, Ana Lúcia Soares da Conceição Araújo179,17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
108.pdf108. Estudo dos elementos de interdisciplinaridade no ensino de ciências e matemática na nova proposta curricular do estado do rio grande do sul: um repensar a prática docente - Viviann de Almeida Pereira, Maria Eloísa Farias159,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
109.pdf109. Refletindo a formação docente: um estudo sobre a pesquisa-intervenção-crítico-colaborativa - Zélia Maria Soares Jófili188,24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.