Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11923
Tipo de Documento: | Caderno pedagógico |
Título: | Ampliando os multiletramentos com textos publicitários em outdoor, a partir da gramática do design visual |
Autor(es): | Carregosa, Sebastião Andrade |
Data do documento: | 2019 |
Orientador: | Oliveira, Derli Machado de |
Resumo: | Este Caderno é uma produção didático-pedagógica que foi desenvolvida a partir de uma pesquisa do Mestrado Profissional em Letras – Profletras – da Universidade Federal de Sergipe, Campus Itabaiana, no decorrer do curso, entre os anos 2017 e 2018, sob a orientação do Professor Doutor Derli Machado de Oliveira a partir do tema de minha Dissertação de Mestrado: Uma (Re)Leitura de Textos Publicitários Multimodais em Outdoor a Partir da Gramática do Design Visual. O objetivo principal deste caderno é contribuir com os professores de Língua Portuguesa, disponibilizando um material alternativo para o trabalho com a leitura e a interpretação textual sob o viés dos multiletramentos. A necessidade desta proposta emerge do cenário preocupante da educação básica: os alunos, expostos às tecnologias que contribuem para o contato desses com textos publicitários. E o contexto escolar muitas vezes atribui pouca relevância ao estudo sistemático de textos multimodais, sobretudo o estudo da imagem. É neste contexto que emergem novas demandas para a formação do sujeito capaz de compreender a presença de elementos linguísticos e extralinguísticos nos textos multimodais, o que exige um sujeito multiletrado. E para tanto, buscamos suporte teórico na proposta metodológica da Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, [1996] 2006), pois segundo os autores assim como as estruturas linguísticas, manifestas por meio da linguagem verbal (quer oral ou escrita) é regida por uma gramática, a linguagem visual também. Dessa forma, para Kress e van Leeuwen as estruturas visuais são semelhantes às estruturas linguísticas, exigindo também uma gramática, ou seja, um instrumento próprio para sua compreensão tanto quanto a linguagem verbal. Dessa forma, a proposta que ora descrevemos, busca trazer algumas atividades com foco nos multiletramentos, a partir da análise de imagens de textos publicitários (no suporte outdoor), que podem ser utilizadas, melhoradas e adaptadas a outros contextos de acordo com as reais necessidade e condições de sua sala de aula. Por isso, caro colega professor, sinta-se à vontade para ressignificar as propostas aqui descritas. Bem como, na parte inicial deste trabalho trazermos algumas bases teóricas nas quais a pesquisa se assentou e que servirá de pontapé inicial para o seu estudo e compreensão da presente proposta, mas que poderá ser aprofundado. Por conseguinte, esperamos que este material pedagógico possa contribuir para o ensino de Llíngua Portuguesa, no que se refere aos multiletramentos. |
Palavras-chave: | Multiletramentos Gramática do design visual Publicidade Outdoors Textualidade Leitura Multimodalidades |
área CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Parte de : | Uma (re) leitura de textos publicitários multimodais em outdoor a partir da gramática do design visual |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | UFS |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação Profissional em Letras |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11923 |
Aparece nas coleções: | Letras (recursos educacionais e técnicos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SEBASTIÂO_ANDRADE_CARREGOSA-Cadernopedagógico.pdf | 3,64 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.