Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12706
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | Notas sobre a prematuridade docente e o papel do Pibid na formação inicial de licenciandos em língua inglesa |
Autor(es): | Jesus, Matheus Ferreira de |
Data do documento: | Ago-2019 |
Resumo: | Amparado pela concepção de pesquisa heurística (MOUSTAKAS, 1994), este trabalho é uma reflexão sobre o papel do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) na formação inicial de licenciandos em língua inglesa. Seguindo o método da fenomenologia da educação (REZENDE, 1990), analisam-se as impressões de graduandos, bolsistas e voluntários de iniciação à docência (ID) acerca do significa fazer parte do Pibid. Os dados foram levantados por meio de questionários, os quais mapearam as diferentes causas e relações de influências, considerando as dimensões do sentido existencial, da essência do fenômeno e de sua indeterminação e polissemia característica. Interpretam-se os dados sob o prisma da hermenêutica fenomenológica (IFA, 2015; SEIBT, 2012), partindo do conceito heideggeriano de ser-no-mundo para compreender como o sujeito afeta o mundo e vice-versa, objetivando discutir como a manifestação da influência causada na formação inicial é determinada pela troca de experiências e o caráter colaborativo do programa, sendo esse o primeiro passo para que os membros se percebam enquanto professores em formação. |
Palavras-chave: | Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) Formação inicial de professores de inglês Fenomenologia da educação Hermenêutica Formação de professores |
ISSN: | 2236-2061 |
Parte de : | Anais Eletrônicos do V SEFELI, v. 5, 2019 |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | LINC/UFS |
Citação: | JESUS, M. F. Notas sobre a prematuridade docente e o papel do Pibid na formação inicial de licenciandos em língua inglesa. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 5., 2019, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2019. p. 193-206. |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12706 |
Aparece nas coleções: | V Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NotasPrematuridadeDocente.pdf | 1,92 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.