Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13309
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | Práticas de letramento na sala de aula: a atuação do Programa Residência Pedagógica na Escola Municipal 30 de Agosto em Itabaiana(SE) |
Autor(es): | Almeida, Crislaine Passos Lima, Elizabeth dos Santos Fontes, Jessica dos Anjos Jesus, Jessica Sousa de Almeida, Letícia Moniele Andrade de Santos, Marcela Rodrigues dos Nascimento, Maria da Vitória Silva Nogueira, Rebeca Oliveira, Roselusia Teresa de Morais Lima, Wilce Mari Souza |
Data do documento: | Fev-2020 |
Resumo: | O presente trabalho tem o objetivo de socializar os fundamentos teórico-metodológicos do projeto de ensino intitulado "Leitores e Leitoras: livros, memórias e experiências", vinculado ao Programa Residência Pedagógica (RP), e articulado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). As propostas elaboradas e as experiências vivenciadas foram desenvolvidas pelo núcleo de Pedagogia em parceria entre o Campus Professor Alberto Carvalho, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e a Escola Municipal Trinta de Agosto, situada na cidade de Itabaiana (SE). As ações pedagógicas tiveram como principal objetivo o desenvolvimento do letramento em uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental. Assim, o trabalho em foco teve como suporte os Gêneros Textuais, como um meio de potencializar as habilidades de produção coletiva e despertar o interesse pela leitura e escrita, considerando a realidade do aluno, suas memórias e vivências. Logo, para o êxito das metodologias aplicadas, o planejamento foi de grande importância, uma vez que nos permitiu ter uma melhor visão do projeto, da organização e estruturação das ações propostas e das metas alcançadas, as quais contribuíram para o desenvolvimento de práticas inovadoras, atentando-se, por sua vez, para as necessidades dos discentes. |
Palavras-chave: | Práticas de ensino Gêneros textuais Letramento Memórias Leitura |
Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Parte de : | Encontro do PIBID e do Residência Pedagógica da UFS - (Re)Significando a formação de professores de Sergipe a partir das experiências do Pibid e do Residência Pedagógica |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | DELIB/UFS; DILEC/UFS; NIUEB/SEDUC/SE |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13309 |
Aparece nas coleções: | RP Pedagogia (Itabaiana) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RP_Pedagogia_Prof_Roselusia_ITA_3.pdf | 304,75 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.