Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13309
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Práticas de letramento na sala de aula: a atuação do Programa Residência Pedagógica na Escola Municipal 30 de Agosto em Itabaiana(SE)
Autor(es): Almeida, Crislaine Passos
Lima, Elizabeth dos Santos
Fontes, Jessica dos Anjos
Jesus, Jessica Sousa de
Almeida, Letícia Moniele Andrade de
Santos, Marcela Rodrigues dos
Nascimento, Maria da Vitória Silva
Nogueira, Rebeca
Oliveira, Roselusia Teresa de Morais
Lima, Wilce Mari Souza
Data do documento: Fev-2020
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de socializar os fundamentos teórico-metodológicos do projeto de ensino intitulado "Leitores e Leitoras: livros, memórias e experiências", vinculado ao Programa Residência Pedagógica (RP), e articulado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). As propostas elaboradas e as experiências vivenciadas foram desenvolvidas pelo núcleo de Pedagogia em parceria entre o Campus Professor Alberto Carvalho, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e a Escola Municipal Trinta de Agosto, situada na cidade de Itabaiana (SE). As ações pedagógicas tiveram como principal objetivo o desenvolvimento do letramento em uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental. Assim, o trabalho em foco teve como suporte os Gêneros Textuais, como um meio de potencializar as habilidades de produção coletiva e despertar o interesse pela leitura e escrita, considerando a realidade do aluno, suas memórias e vivências. Logo, para o êxito das metodologias aplicadas, o planejamento foi de grande importância, uma vez que nos permitiu ter uma melhor visão do projeto, da organização e estruturação das ações propostas e das metas alcançadas, as quais contribuíram para o desenvolvimento de práticas inovadoras, atentando-se, por sua vez, para as necessidades dos discentes.
Palavras-chave: Práticas de ensino
Gêneros textuais
Letramento
Memórias
Leitura
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Parte de : Encontro do PIBID e do Residência Pedagógica da UFS - (Re)Significando a formação de professores de Sergipe a partir das experiências do Pibid e do Residência Pedagógica
Idioma: por
Sigla da Instituição: DELIB/UFS; DILEC/UFS; NIUEB/SEDUC/SE
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13309
Aparece nas coleções:RP Pedagogia (Itabaiana)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RP_Pedagogia_Prof_Roselusia_ITA_3.pdf304,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.