Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13789
Tipo de Documento: Artigo
Título: Uso de mapas conceituais para se construir unidades de ensino potencialmente significativas de modelos matemáticos ou científicos – uma generalização do uso de mapas conceituais como linguagem algorítmica
Autor(es): Mello, Luiz Adolfo de
Resumo: Apresentamos aqui uma metodologia de pesquisa desenvolvida para o estudo da teoria do conhecimento científico onde se usa mapeamento conceitual (Novak, 1990), teoria cognitiva da ciência (Izqueirdo, 2003), teoria da transposição didática (Chevallard, 1982) e linguagem algorítmica. Esta ferramenta deve auxiliar a identificação dos elementos constituintes de uma teoria científica, a sua construção epistemológica, o paradigma vigente e a metodologia de ensino empregada. Sugere-se de que em casos particulares, como no estudo da teoria do conhecimento científico, que mapeamento conceitual deve ser construído sob regras bem definidas. Devido ao fato das teorias Físicas serem construídas em termos de leis Físicas expressas em termos de equações, funções matemáticas, símbolos da Física tem-se que generalizar a ferramenta “mapas conceituais” para descrever como as teorias Físicas são elaboradas. Essa generalização será denominada de “Mapeamento de Estruturas do Conhecimento Científico”. Aplicaremos esta ao estudo de unidades de ensino potencialmente significativas.
Abstract: We present a research methodology developed for the theory of scientific knowledge which use conceptual mapping (Novak, 1990), cognitive science theory (Izqueirdo, 2003), theory of didactic transposition (Chevallard 1982) and algorithmic language. This tool should help the identification of the constituent elements of a scientific theory, its epistemological construction, the current paradigm and the teaching methodology employed. It is suggested that in particular cases, as in the study of the theory of scientific knowledge, that conceptual mapping should be constructed under well-defined rules. Due to certain particularities of how Physical theories are constructed and expressed in terms of Physical laws we will have to generalize the tool "conceptual maps" to describe how the Physical theories are elaborated. This generalization will be called "Mapping of Scientific Knowledge Structures". We will apply this to the study of potentially significant teaching units.
Palavras-chave: Mapeamento conceitual
Transposição didática
Teoria Cognitiva da Ciência
Ensino de ciências
Aprendizagem significativa
Concept mapping
Didactic transposition
Cognitive theory of science
Meaningful learning
Idioma: por
Licença: Mapping of mathematical or scientific models – a generalization of the use of concept maps as algorithmic language
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13789
Aparece nas coleções:DFI - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UsoMapasConceituaisUnidades.pdf1,28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.