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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13940
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Painel de gestão acadêmica dos cursos de graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe: uma proposta de Power BI como ferramenta gerencial |
Autor(es): | Parisi, Baby de Fátima Barbosa |
Data do documento: | 18-Dez-2020 |
Orientador: | Oliveira, Kleber Fernandes de |
Resumo: | Em um cenário dinâmico, onde as instituições públicas buscam excelência em seu gerenciamento e por consequência melhoria na prestação de serviços públicos, a gestão do conhecimento é uma das boas práticas adotadas. A implementação deste conceito auxilia a avaliação e o monitoramento das próprias dimensões estratégicas, como também o exercício da transparência ativa. Esta é uma demanda urgente da sociedade, oriunda da necessidade de acompanhamento da aplicação dos recursos públicos e conhecimento sobre as decisões tomadas pelos gestores. Assim sendo, o uso de uma ferramenta de suporte à decisão não traz benefícios apenas aos gestores que estão à frente desses órgãos, mas oportuniza o emprego de instrumentos da tecnologia da informação, em especial, o Business Intelligence, como forma de garantir agilidade e processamento das informações. Esta pesquisa propõe a construção de um painel de gestão acadêmica, utilizando o Power BI como ferramenta facilitadora de controle, monitoramento e análise dos dados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS). Esta proposta tem o intuito de facilitar o processo decisório dos gestores, além de permitir a eficiência na transparência ativa e ainda mitigar os gargalos no acesso e gerenciamento dos dados já disponíveis. A metodologia utilizada possibilita a aplicação prática do objeto de estudo, demonstrando que esta abordagem pode ser multiplicada por outras instituições públicas de ensino superior. Os resultados obtidos ratificaram que o produto técnico, resultado desta investigação, é capaz de apresentar de maneira dinâmica e ágil, um panorama sobre as principais dimensões estratégicas do ensino. O painel de gestão acadêmica traz informações que abarcam o processo seletivo, perfil do aluno, detalhamento sobre concluintes, evasão e docentes. Além destes, também foram expostos, através de uma série histórica, os principais indicadores estabelecidos pelo Acórdão 2.267/2005/TCU e Portaria 429/2020/MEC/INEP, que norteiam as ações públicas desenvolvidas pelo IFS, controladas pelo Governo Federal e acompanhadas pelos principais órgãos de controle. |
Abstract: | In a dynamic scenario, where public institutions seek excellence in their management and consequently improvements of public services, knowledge management is one of the best practices adopted. The implementation of the concept assists in the evaluation and monitoring of specific strategic categories, as well as the exercise of active transparency. This is an urgent demand from society, arising from the need to monitor the application of public resources and knowledge about decisions according to managers. Therefore, the use of a decision support tool does not only benefit the managers who are at the head of the agencies, but also provides the use of information technology instruments, especially Business Intelligence, as a way to ensure agility and processing information. This research offers the construction of an academic management panel, using Power BI as a tool to facilitate data control, monitoring and analysis at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Sergipe (IFS). This proposal intends to facilitate the decision-making process of managers, in addition to allowing efficiency in active transparency and also mitigating the bottlenecks in accessing and managing the data already available. The methodology used allows the practical application of the object of study, demonstrating that this approach can be multiplied by other public institutions of higher education. The results obtained confirmed that the technical product, the result of this investigation, is capable of presenting, in a dynamic and agile way, an overview of the main strategic dimensions of teaching. The academic management panel provides information covering the selection process, student profile, details on graduates, dropout and teachers. In addition to these, were also exposed, through a historical series, the main indicators established by Judgement 2,267/2005/TCU and Ordinance 429/2020/MEC/INEP, which guides public actions developed by IFS, controlled by the Federal Government and accompanied by the main control bodies. |
Palavras-chave: | Administração pública Gestão do conhecimento Inteligência competitiva (Administração) Sistemas de informação gerencial Transparência na administração pública Power BI Gestão do conhecimento Ensino superior Business intelligence Transparência ativa Knowledge management University education Business intelligence Active transparency |
área CNPQ: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Administração Pública |
Citação: | PARISI, Baby de Fátima Barbosa. Painel de gestão acadêmica dos cursos de graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe : uma proposta de Power BI como ferramenta gerencial. 2020. 111 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2020. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13940 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Administração Pública |
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