Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13952
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Aguçando mecanismos de compreensão leitora a partir de práticas de leitura de contos escolhidos |
Autor(es): | Freire, Lídia Maria da Silva |
Data do documento: | 28-Fev-2020 |
Orientador: | Almeida, Laura Camila Braz de |
Resumo: | Este trabalho apresenta um estudo sobre o ensino de estratégias de leitura do texto literário, voltado para alguns clássicos da Literatura brasileira, a partir do gênero conto, com alunos do 8º ano de uma escola pública estadual no município de Tobias Barreto – Sergipe. Tendo em vista a carência de leitura dos alunos, a habilidade de leitura incipiente e a falta de afinidade no tratamento com as obras clássicas, observadas durante as aulas de Língua Portuguesa, faz-se primordial o desenvolvimento de estratégias interventivas ante esse quadro. Como é geralmente no ambiente escolar que os discentes têm contato com esse tipo de leitura importante para a formação da consciência crítica e cidadã dos mesmos, bem como à humanização da sociedade frente ao tecnicismo pós-moderno, vale salientar a responsabilidade dessa instituição com a Literatura. Logo, espera-se que a escola promova um contato mais efetivo e afetivo com a forma de arte mais antiga da sociedade. Por isso, esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do letramento literário proposto por Rildo Cosson (2016), das concepções de leitura abordadas por Koch e Elias (2007) e Kleiman (2012) e dos processos e estratégias de leitura evidenciados por Kato (2007) Solé (1998) e Dolz e Scheneuwly (2004) à luz dos descritores presentes na Base Nacional Comum Curricular – BNCC – para o Ensino Fundamental e pautada também no Projeto Político Pedagógico da escola, o qual enfatiza a necessidade de um trabalho voltado para o desenvolvimento de uma proficiência leitora. Com isso, espera-se que os alunos, a partir de suas vivências e com base nos contos escolhidos, possam se tornar um leitor habilidoso, cujas habilidades perpassem todos os níveis de leitura de um texto, desde aqueles mais simples até os mais complexos. |
Abstract: | Este trabajo presenta un estudio sobre la enseñanza de estrategias de lectura del texto literario, centrada en algunos clásicos de la Literatura brasileña, a partir del género cuento, con alumnos del 8º grado de una escuela pública estatal en el municipio de Tobias Barreto - Sergipe. Dada la falta de lectura de los estudiantes, la incipiente capacidad de lectura y la falta de afinidad en el tratamiento con los trabajos clásicos observados durante las clases de lengua portuguesa, el desarrollo de estrategias de intervención en este contexto es primordial. Como es generalmente en el ambiente escolar que los estudiantes tienen contacto con este tipo de lectura importante para la formación de su conciencia crítica y ciudadana, así como la humanización de la sociedad frente al tecnicismo posmoderno, vale la pena mencionar la responsabilidad de esta institución con la literatura. . Por lo tanto, se espera que la escuela promueva un contacto más efectivo y afectivo con la forma artística más antigua de la sociedad. Por lo tanto, esta investigación se desarrolló dentro del alcance de la alfabetización literaria propuesta por Rildo Cosson (2016), las concepciones de lectura abordadas por Koch y Elias (2007) y Kleiman (2012) y los procesos y estrategias de lectura evidenciados por Kato (2007). Solé (1998) y Dolz y Scheneuwly (2004) a la luz de los descriptores presentes en la Base de Currículo Nacional Común - BNCC - para Educación Primaria y también basados en el Proyecto Político Pedagógico de la escuela, que enfatiza la necesidad de un trabajo orientado al desarrollo. de un dominio de lectura. Por lo tanto, se espera que los estudiantes, a partir de sus experiencias y basados en los cuentos elegidos, puedan convertirse en un lector experto cuyas habilidades van más allá de todos los niveles de lectura de un texto, desde el más simple hasta el más complejo. |
Palavras-chave: | Compreensão na leitura Leitura Ensino Letramento Estratégias de leitura Letramento literário Conto Estrategia de lectura Lector literario Tale |
área CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação Profissional em Letras |
Citação: | FREIRA, Lídia Maria da Silva. Aguçando mecanismos de compreensão leitora a partir de práticas de leitura de contos escolhidos. 2019. 120 f. Dissertação (Mestrado profissional em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13952 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LIDIA_MARIA_SILVA_FREIRE.pdf | 5,17 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.