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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14329
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Padrões discursivos nas rodas de conversa : avaliação de movimentos e práticas epistêmicas |
Autor(es): | Silva, Rosianne Pereira |
Data do documento: | 22-Jan-2021 |
Orientador: | Wartha, Edson José |
Resumo: | Esta pesquisa buscou verificar a existência de movimentos e práticas epistêmicas em Rodas de Conversa e quais as relações entre essas operações epistêmicas nos processos de ensino e aprendizagem. Diante desse objetivo, procurou-se caracterizar e observar padrões acerca de possíveis relações entre as ações de uma professora e alunos de duas turmas do 7º ano do Ensino Fundamental em Rodas de Conversa (RC). As ações da professora foram caracterizadas por meio dos movimentos epistêmicos realizados durante o processo de ensino e as ações dos estudantes foram caracterizados pelas práticas epistêmicas. Para realizar a caracterização dos movimentos e práticas epistêmicas, recorreu-se às ferramentas analíticas especificas para interações discursivas. Como resultados há evidências de que as ações da professora utilizando a Roda de Conversa mostraram-se eficazes na realização de movimentos epistêmicos, visto que foram identificadas sete categorias das contempladas pela ferramenta analítica em um dos episódios de RC e, pelo menos cinco nos demais episódios analisados para ambas as turmas Em relação às práticas epistêmicas, verificou-se que as Rodas de Conversa se mostraram propícias às suas ocorrências, visto que diante das ações desenvolvidas pela professora, observou-se o engajamento dos estudantes na atividade proposta em uma espécie de cadeia de ações. Esse engajamento está relacionado aos movimentos epistêmicos da professora e às práticas epistêmicas desenvolvidas pelos próprios estudantes. Registramos nos episódios de Roda de conversa, práticas contempladas pelas 3 instâncias sociais previstas na ferramenta de Jimenez Aleixandre. Por fim, observou-se as relações identificadas entre movimentos e práticas epistêmicas, o que permitiu concluir que as ações da professora geram práticas epistêmicas nos estudantes e que, também, estas operações também são geradas pelas ações dos próprios estudantes inseridos na Roda de Conversa, sendo a ocorrência de movimentos e práticas epistêmicas um instrumento que permite o compartilhamento de experiências e o desenvolvimento de reflexões sobre as práticas educativas dos sujeitos. |
Abstract: | This research sought to verify the existence of movements and epistemic practices in Chatting Circles and what are the relationships between these epistemic operations in the teaching and learning processes. To achieve this objective, we sought to characterize and observe patterns about possible relationships between the actions of a teacher and students from two classes of the 7th year of Elementary Education in Chatting Circles (RC). The teacher's actions were characterized by the epistemic movements carried out during the teaching process and the students' actions were characterized by the epistemic practices. To characterize epistemic movements and practices, specific analytical tools for discursive interactions were used. As a result, there is evidence that the teacher's actions using the Chatting Circles proved to be effective in performing epistemic movements, since seven categories were identified among those contemplated by the analytical tool in one of the RC episodes and at least five in the other episodes. analyzed for both classes Regarding the epistemic practices, it was found that the Chatting Circles proved to be conducive to their occurrences, given that in view of the actions developed by the teacher, it was observed the students' engagement in the proposed activity in a kind of chain of actions. This engagement is related to the teacher's epistemic movements and to the epistemic practices developed by the students themselves. We recorded in the Round of Conversation episodes; practices contemplated by the 3 social instances provided for in Jimenez Aleixandre's tool. Finally, the relationships identified between movements and epistemic practices were verified, which allowed us to conclude that the teacher's actions generate epistemic practices in students and that, also, these operations are also generated by the actions of students themselves inserted in the Chatting Circles, being the occurrence of movements and epistemic practices an instrument that allows the sharing of experiences and the development of reflections on the subjects' educational practices. The teaching and learning processes are based on interactions between peers, through internal dialogues and observation and reflection possible for both parties (teacher and students). |
Palavras-chave: | Ensino de ciências Ensino de matemática Matemática Ensino fundamental Estratégias de aprendizagem Roda de conversa Movimentos epistêmicos Práticas epistêmicas Abordagem comunicativa Conversation circles Epistemic movements Epistemic practices Communicative approach |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Citação: | SILVA, Rosianne Pereira. Padrões discursivos nas rodas de conversa : avaliação de movimentos e práticas epistêmicas. 2021. 193 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2021. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14329 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática |
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