Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14560
Document Type: Dissertação
Title: Um chatbot psicoeducativo para elucidar e diminuir sintomas de ansiedade, ruminação e depressão
Authors: Oliveira, Alana Lucia Souza
Issue Date: 29-Aug-2021
Advisor: Colaço Junior, Methanias
Co-advisor: Delabrida, Zenith Nara Costa
Resumo : Contexto: Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio é a segunda principal causa de morte de jovens de 15 a 28 anos, o que geralmente pode ter sido resultado de um transtorno depressivo ou de ansiedade. Com a pandemia da Covid-19 e um novo mundo em surgimento, o isolamento social poderá confirmar e incrementar estes números, exigindo alternativas para atendimento, educação e apoio automáticos e escaláveis aos jovens, tais como os Chatbots. Objetivo: Construir e avaliar um Chatbot que dialoga com adolescentes e universitários, com o objetivo de disseminar a saúde mental e melhorar os sintomas de depressão, ansiedade e ideações suicidas. Método: Um Chatbot foi criado, com diálogos baseados na Terapia Cognitivo Comportamental Focada na Ruminação (RFCBT) e em um modelo de alfabetização emocional, os quais se concentram em observar a interação entre sentimentos e ações do pensamento. Para avaliações, foram realizados dois experimentos controlados, um com adolescentes e outro com universitários, analisados e autorizados pelo Comitê de Ética, bem como com base em protocolos e testes padronizados pela área de psicologia. Resultados: Chatbot Rumi para população brasileira que, após utilização, em se tratando de Ruminação, obteve uma diferença significativa em relação ao estado inicial dos adolescentes, com um p-value de 0,014, evidenciando uma diminuição desses sintomas. No que concerne aos universitários, houve uma diferença significativa para os sintomas de Ruminação, Ansiedade e Depressão, com um p-value menor que 0,05. Conclusão: Um chatbot com terapias psicológicas dirigido à estratégia de psicoeducação pode auxiliar a combater os sentimentos de ansiedade, depressão e ruminação.
Abstract: Context: According to the World Health Organization (WHO), suicide is the second leading cause of death for young people aged 15 to 28, which generally may have been the result of a depressive or anxiety disorder. With the Covid-19 pandemic and a new world emerging, social isolation could confirm and increase these numbers, demanding automatic and scalable alternatives for care, education and support for young people, such as Chatbots. Objective: Build and evaluate a Chatbot that dialogues with teenagers and college students, in order to disseminate mental health and improve symptoms of depression, anxiety and suicidal ideation. Method: A Chatbot was created, with dialogues based on Rumination-Focused Cognitive Behavioral Therapy (RFCBT) and an emotional literacy model, which focus on observing the interaction between feelings and thought actions. For evaluations, two controlled experiments were carried out, one with adolescents and the other with university students, analyzed and authorized by the Ethics Committee, as well as based on protocols and tests standardized by the psychology area. Results: Chatbot Rumi for the Brazilian population that, after use, when it comes to Rumination, obtained a significant difference in relation to the adolescents’ initial state, with a p-value of 0.014, showing a decrease in these symptoms. Regarding university students, there was a significant difference for symptoms of Rumination, Anxiety and Depression, with a p-value less than 0.05. Conclusion: A chatbot with psychological therapies aimed at the psychoeducation strategy can help with feelings of anxiety, depression and rumination.
Keywords: Computação
Programas de computador
Software
Psicologia
Pessoas depressivas
Chatbot
Psicologia
Depressão
Ruminação
Experimentação
Psychology
Depression
Rumination
Experimentation
Subject CNPQ: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Sponsorship: Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Program Affiliation: Pós-Graduação em Ciência da Computação
Citation: OLIVEIRA, Alana Lucia Souza. Um chatbot psicoeducativo para elucidar e diminuir sintomas de ansiedade, ruminação e depressão. 2021. 75 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da computação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2021.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14560
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALANA_LUCIA_SOUZA_OLIVEIRA.pdf1,39 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.