Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14659
Tipo de Documento: Monografia
Título: O ensino de música para pessoas com deficiência visual no COEPD/CAP em Aracaju
Autor(es): Santos, José Gilvan Silva dos
Data do documento: 8-Dez-2020
Orientador: Borges, Mackely Ribeiro
Resumo: Este trabalho tem por finalidade descrever o processo do ensino de música na Coordenadoria de Apoio Educacional à Pessoa com Deficiência (COEPD), conhecida popularmente por Centro de Apoio Pedagógico para atendimento às pessoas com deficiência visual (CAP), que oferece atendimento especializado a pessoas cegas e de baixa visão em Aracaju. A presente pesquisa trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa composta por um levantamento bibliográfico e pesquisa de campo. No levantamento bibliográfico foi investigada a deficiência visual, em que apresento um breve histórico e informações básicas sobre a deficiência citada, bem como o surgimento do CAP no Brasil e em Aracaju, mostrando a sua relevância para as pessoas cegas e de baixa visão, além de abordar o funcionamento do Sistema Braille e o papel da Musicografia Braille no ensino de música. Na pesquisa de campo foi aplicado um questionário com professores, funcionários e alunos da referida instituição buscando conhecer melhor o COEPD/CAP, o perfil dos alunos, as metodologias aplicadas nas aulas de música, com destaque ao trabalho desenvolvido pela professora Teresa Criscuolo, e a importância da música como meio de inclusão do deficiente visual na sociedade. Diante disso, pude concluir que, tanto o método de ensinar música de ouvido, quanto o da Musicografia Braille são importantes para a formação do músico cego e que a junção dos dois torna esse músico mais completo.
Palavras-chave: Música
Ensino de música
Deficiência visual
Coordenadoria de Apoio Educacional à Pessoa com Deficiência (COEPD)
Centro de Apoio Pedagógico (CAP)
área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::CANTO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DMU - Departamento de Música – São Cristóvão - Presencial
Citação: Santos, José Gilvan Silva dos. O ensino de música para pessoas com deficiência visual no COEPD/CAP em Aracaju. Monografia (licenciatura em Música) – Departamento de Música, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2020
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14659
Aparece nas coleções:Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jose_Gilvan_Silva_Santos.pdf7,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.