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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14688
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | Formação e perfil do profissional na área de biblioterapia no Brasil : um estudo exploratório |
Autor(es): | Araújo, Maria Edite Santos de |
Data do documento: | 29-Jul-2021 |
Orientador: | Santos, Fernando Bittencourt dos |
Resumo: | A Biblioterapia é uma das áreas de pesquisa da Biblioteconomia, conhecida pelo uso da leitura, principalmente do livro, para fins terapêuticos, sendo esta uma atividade benéfica para os usuários de diferentes tipologias e aplicada nas bibliotecas, escolas, hospitais, ambientes digitais, entre outros. Caracteriza-se também por ser uma prática multidisciplinar, na qual profissionais de diversas áreas do conhecimento atuam em prol do bem-estar social. Diante dessas premissas, este trabalho apresenta como objetivo geral: caracterizar a formação e o perfil dos profissionais que atuam na área de Biblioterapia no Brasil. No que tange aos objetivos específicos, buscou-se caracterizar a área de Biblioterapia dentro de uma perspectiva histórica e contemporânea; identificar as competências e habilidades necessárias para a atuação nesta área e verificar na opinião dos profissionais envolvidos, os desafios para a aplicação da Biblioterapia. Utilizou-se a metodologia exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa, apoiada pelo levantamento bibliográfico, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário composto por perguntas fechadas e abertas, aplicado via plataforma digital do Google formulários, a 14 profissionais que desenvolvem a prática biblioterápica no Brasil, escolhidos através da amostragem por conveniência. Como resultados, foi constatado que os profissionais da área apresentam formação e perfil heterogêneos e atuam em diferentes espaços: físicos e digitais. No que se refere as competências e habilidades elencadas, foi constatado que os profissionais necessitam ter boa comunicação, empatia, dinamismo, gosto pela leitura, entre outros aspectos elencados. Entre os desafios para aplicação da Biblioterapia no Brasil, a maioria dos respondeste citou a ausência de formação específica na graduação sobre a temática. Conclui-se que a Biblioterapia configura-se como uma área do conhecimento que necessita ser mais explorada na prática e com ampla possibilidade de aplicação em diferentes espaços e contextos, tendo reconhecida importância constatada em sua gênese e evolução e com possibilidades de trabalho em conjunto de profissionais de diferentes áreas, na mediação da leitura para fins terapêuticos. |
Abstract: | Bibliotherapy is one of the research areas of Librarianship, known for the use of reading, especially books, for therapeutic purposes, this being a beneficial activity for users of different types and applied in libraries, schools, hospitals, digital environments, among others. It is also characterized for being a multidisciplinary practice, in which professionals from different areas of knowledge act in favor of social welfare. Given these assumptions, this work presents as a general objective: to characterize the training and the profile of professionals who work in the area of Bibliotherapy in Brazil. Regarding the specific objectives, we sought to characterize the area of Bibliotherapy within a historical and contemporary perspective; identify the skills and abilities required to work in this area and verify in the opinion of professionals involved, the challenges for the application of Bibliotherapy. It was used the exploratory and descriptive methodology, with qualitative and quantitative approach, supported by bibliographic survey, having as instrument of data collection a questionnaire composed of closed and open questions, applied by digital platform Google forms, to 14 professionals who develop bibliotherapy practice in Brazil, chosen through convenience sampling. As results, it was found that professionals in the area have heterogeneous education and profile and work in different spaces: physical and digital. Regarding the competencies and skills listed, it was found that professionals need to have good communication, empathy, dynamism, taste for reading, among other aspects listed. Among the challenges for the application of Bibliotherapy in Brazil, most of the respondents mentioned the lack of specific training in the undergraduate course on the theme. It is concluded that bibliotherapy configures itself as an area of knowledge that needs to be further explored in practice and with a broad possibility of application in different spaces and contexts, with recognized importance found in its genesis and evolution and with possibilities of working together with professionals from different areas, in the mediation of reading for therapeutic purposes. |
Palavras-chave: | Ciência da informação Biblioteconomia Biblioterapia Bibliotecários Formação profissional Bibliotherapy Professional training Professional profile Librarianship professional |
área CNPQ: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::METODOS QUANTITATIVOS. BIBLIOMETRIA |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Departamento: | DCI - Departamento de Ciência da Informação - São Cristóvão - Presencial |
Citação: | Araújo, Maria Edite Santos de. Formação e perfil do profissional na área de biblioterapia no Brasil : um estudo exploratório. São Cristóvão, 2021. Monografia (graduação em Biblioteconomia e Documentação) – Departamento de Ciência da Informação, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2021 |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14688 |
Aparece nas coleções: | Ciência da Informação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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