Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14901
Document Type: Dissertação
Title: Formação de professores(as) para a prática reflexiva: o estágio supervisionado em questão
Authors: Dantas, Cássia Machado Ribeiro
Issue Date: 27-Aug-2021
Advisor: Araújo, Maria Inêz Oliveira
Resumo : A consideração da tríade formação, prática e saberes docentes é inerente para termos a percepção do estágio supervisionado como um dos mais importantes momentos experienciados pelos(as) futuros(as) professores(as), pois a prática docente, longe de ser um contêiner de conhecimentos científicos prontos/aplicados, é um espaço para a construção dos saberes docentes, e, nesse aspecto, formar para a prática reflexiva é, antes de mais nada, corroborar essa ideia, na qual repousa o desenvolvimento da competência-chave da reflexão na e sobre a ação docente. Nesse ínterim, a pesquisa teve como objetivo compreender como o estágio supervisionado contribui para a formação de professores(as) reflexivos(as). Para tanto, foi realizada pesquisa documental utilizando os seguintes documentos textuais/institucionais: Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Campus Professor José Aloísio de Campos (cidade de São Cristóvão), planos de ensino dos componentes curriculares de estágio supervisionado, bem como relatórios/relatos de experiência dos(as) discentes-estagiários(as). Os dados foram analisados e interpretados à luz dos referenciais teóricos que fundamentam esta pesquisa. Com os resultados, foi possível inferir que o estágio supervisionado constitui-se em formação no contexto real – a escola – para a prática profissional/docente, caracterizada pela complexidade e pelo enfrentamento a esta, a qual está traduzida nos relatos dos(as) discentes-estagiários(as); e a construção dos saberes experienciais, bem como sua interação com o conhecimento teórico, ocorrem mediadas pelo mecanismo proposto de intervenção e análise das práticas e subsidiadas pelo processo de orientação e supervisão, bem como pela postura reflexiva e autônoma dos(as) próprios(as) estagiários(as).
Abstract: The consideration of the triad of teacher training, practice and knowledge is inherent to having the perception of the supervised internship as one of the most important moments experienced by future teachers, since teaching practice, far from being a container of ready/applied scientific knowledge, is a venue for the construction of teaching knowledge, and, regarding to this, training for reflective practice is, above all, to corroborate this idea, on which the development of the key competence of reflection in and about the teaching action. In the meantime, the research aimed to understand how the supervised internship contributes to the formation of reflective teachers. Therefore, a documentary research was carried out using the following textual/institutional documents: Pedagogical Project of the Pedagogy course at the Federal University of Sergipe (UFS), Campus Professor José Aloísio de Campos (in the city of São Cristóvão), teaching plans of the curricular components of supervised internship as well as internship reports. Data were analyzed and interpreted according to the theoretical frameworks that underlie this research. With the results, it was possible to infer that the supervised internship is constituted in training in the real context - the school - for the professional/teaching practice, characterized by the complexity and the confrontation with it, which is translated in the reports of the students – interns; and the construction of experiential knowledge, as well as its interaction with theoretical knowledge, occur mediated by the proposed mechanism of intervention and analysis of practices, and supported by the process of guidance and supervision, and by the reflective and autonomous posture of the interns themselves.
Keywords: Educação
Ensino superior
Formação de professores
Prática de ensino
Estágio
Curso de pedagogia
Estágio supervisionado
Professores(as) reflexivos(as)
Pedagogy course
Supervised internship
Reflective teachers
Subject CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Sponsorship: Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Program Affiliation: Pós-Graduação em Educação
Citation: DANTAS, Cássia Machado Ribeiro. Formação de professores(as) para a prática reflexiva: o estágio supervisionado em questão. 2021. 78 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14901
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CASSIA_MACHADO_RIBEIRO_DANTAS.pdf737,33 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.