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Tipo de Documento: Dissertação
Título: Redimensionando a linguagem das histórias em quadrinhos para incluir a pessoa com deficiência visual
Autor(es): Barbosa, Ana Laura Campos
Data do documento: 4-Nov-2021
Orientador: Barroso, Cristina de Almeida Valença Cunha
Coorientador: Bari, Valéria Aparecida
Resumo: A Ciência da Informação (CI) tem buscado entender como a informação é utilizada e compreendida em nossa sociedade. Com o desenvolvimento tecnológico, esta ganha uma dimensão ainda mais abrangente, possibilitando que um maior número de pessoas tenha acesso ao conhecimento, inclusive as pessoas com deficiência. A Tecnologia Assistiva (TA) tem contribuído para possibilitar formas de acesso à informação para estas pessoas. No estado de Sergipe a Coordenadoria de Apoio Educacional a Pessoa com Deficiência (COEPD), tem por finalidade auxiliar que esses indivíduos possam se habilitar em tecnologias apropriadas, para interagir com o conhecimento. Diante do debate sobre inclusão social e construção de uma sociedade mais inclusiva, destacamos a linguagem das Histórias em Quadrinhos, bem cultural muito utilizado, mas pouco acessível para a pessoa cega. Assim, este estudo tem como objetivo geral compreender a contribuição da TA para que a pessoa com deficiência visual tenha acesso a linguagem das Histórias em Quadrinhos com autonomia. Como metodologia foi utilizada uma abordagem qualitativa com enfoque na fenomenologia, sendo realizado um estudo exploratório, na perspectiva da pesquisa participante, tendo como universo a COEPD. Concluímos que as Histórias em Quadrinhos podem se tornar acessíveis ao público cego utilizando recursos possibilitados pela TA, bem como a escrita Braille, a impressão em alto relevo e a descrição das imagens, sendo que utilizando a proposta de acessibilidade com base no desenho universal a leitura compartilhada se tona possível à toda diversidade humana.
Abstract: Information Science (IC) has sought to understand how information is used and understood in our society. With technological development, it gains an even broader dimension, enabling a greater number of people to have access to knowledge, including people with disabilities. Assistive Technology (AT) has contributed to provide ways of accessing information for these people. In the state of Sergipe, the Coordination of Educational Support for Persons with Disabilities (COEPD) is intended to help these individuals to be trained in appropriate technologies to interact with knowledge. Faced with the debate on social inclusion and the construction of a more inclusive society, we highlight the language of comic books, a cultural asset that is widely used, but not very accessible to the blind person. Thus, this study has as general objective to understand the contribution of AT for the visually impaired person to have access to the language of Comics with autonomy. As a methodology, a qualitative approach with a focus on phenomenology was used, and an exploratory study was carried out, from the perspective of participant research, having the COEPD as the universe. We conclude that the Comics can become accessible to the blind public using resources made possible by AT, as well as Braille writing, high relief printing and image description, using the accessibility proposal based on universal design for reading shared, if possible, to all human diversity
Palavras-chave: Ciência da informação
Inclusão social
Crianças
Educação de grupos especiais
Quadrinhos
Acessibilidade
Deficiência visual
Histórias em quadrinhos
Inclusão
Tecnologia assistiva
Accessibility
Visual impairment
Comics
Inclusion
Assistive technology
área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Ciência da Informação
Citação: BARBOSA, Ana Laura Campos. Redimensionando a linguagem das histórias em quadrinhos para incluir a pessoa com deficiência visual. 2021. 125 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15017
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento

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