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Tipo de Documento: Dissertação
Título: Análise de aulas remotas a partir da teoria do código de legitimação : a pesquisa como processo de formação continuada de professores de química
Autor(es): Andrade, Danielle Guimarães de
Data do documento: 22-Fev-2022
Orientador: Wartha, Edson José
Resumo: O presente estudo buscou auxiliar professores de química atuantes no Ensino Básico que se encontram em processo de formação continuada a entenderem e refletirem sobre sua prática a partir de aportes teóricos. Para isso, delineamos a construção desta pesquisa por meio de uma estratégia de investigação que tem como base processos metacognitivos, buscando reconhecer e compreender os problemas na prática docente, a fim de promover possíveis soluções para o ensino. Como estrutura analítica que permite observar os princípios organizacionais subjacentes à prática, utilizamos a Teoria do Código de Legitimação (TCL) como ferramenta para a visualização das características pedagógicas. A estruturação da pesquisa foi construída aos moldes do formato Multipaper, que possibilita uma apresentação de múltiplas abordagens por meio de uma coletânea de artigos publicáveis. No primeiro artigo, utilizamos a metodologia de mapeamento educacional, de caráter exploratório, para entender os aspectos e usos da TCL no âmbito educacional. Exploramos, então, as concepções teóricas que auxiliaram a construção da TCL e analisamos dispositivos de tradução voltados para o ensino de química, construindo uma nova ferramenta de análise específica para aulas de química remotas no segundo artigo. E, por fim, no terceiro estudo, de caráter empírico, analisamos aulas remotas de química de dois professores participantes da pesquisa, por meio da Teoria do Código de Legitimação e sua Dimensão Semântica, organizada pelos códigos semânticos de Gravidade e Densidade, com o objetivo de aproximar o campo da pesquisa do processo de formação continuada, buscando compreender as relações entre as ações pedagógicas e a qualidade da aprendizagem dos estudantes. Os resultados apontaram que os processos de metacognição sobre estratégias de ensino a partir da própria prática de professores de química possibilitam reflexões e mudanças, servindo como feedbacks fundamentados em nível teórico-analítico.
Abstract: The present study sought to help chemistry teachers working in Basic Education who are in the process of continuing education, to understand and reflect on their practice based on theoretical contributions. For this, we designed the research through an investigation strategy based on metacognitive processes, seeking to recognize and understand the problems in order to try to promote possible solutions for the teaching of both. As an analytical framework that allows us to observe the organizational principles underlying the practice, we used the Theory of the Code of Legitimation (TCL) as a tool to visualize the pedagogical characteristics. The research structure was built along the lines of the Multipaper format, which allows the presentation of multiple approaches through a collection of publishable articles. In the first article, we used the methodology of educational mapping, of an exploratory nature, to understand the aspects and uses of TCL in the educational field. Then, we explored the theoretical concepts that helped in the construction of the TCL and analyzed translation devices aimed at teaching chemistry, building a new specific analysis tool for remote chemistry classes, in the second article. Finally, in the third empirical study, we analyzed remote chemistry classes of the two participating teachers, through the Theory of the Code of Legitimation and its Semantic Dimension, organized by the semantic codes of Gravity and Density, with the objective of bringing the field of research and its continuing education process, seeking to understand the relationship between pedagogical actions and the quality of student learning. The results showed that the processes of metacognition of teaching strategies from the practice of chemistry teachers allow reflections and changes, serving as feedback from the theoretical-analytical level.
Palavras-chave: Professores - Formação
Professores de química
Química (Primeiro grau)
Pedagogia crítica
Metacognição
Legitimation code theory
Semantic dimension
Teacher training
Chemistry teaching
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Agência de fomento: Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: ANDRADE, Danielle Guimarães de. Análise de aulas remotas a partir da teoria do código de legitimação : a pesquisa como processo de formação continuada de professores de química. 2022. 245 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2022.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15687
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