Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15738
Tipo de Documento: Outro
Título: O jogo do cloze: Jogo de tabuleiro para o automonitoramento da leitura (Tutoria)
Autor(es): Reis, Marcelo Almeida dos
Data do documento: 31-Jan-2020
Orientador: Reis, Mariléia Silva dos
Resumo: Jogo para 2 a 4 pessoas, com idades a partir dos 10 até os 13/14 anos que mistura leitura, habilidades de automonitoramento (metacognitivas) e um pouco de sorte. O jogo incentiva os participantes a ativarem seus conhecimentos prévios de mundo, assim como seu raciocínio, em busca da monitoramento de sua própria leitura, através de exercícios (cartas com sentenças) da Técnica do Cloze. O Tabuleiro apresenta 52 casas, de 4 cores distintas (17 verdes, 17 azuis, 8 vermelhas e 8 amarelas), sendo duas delas as de início e fim. O nome do jogo advém da Técnica do Cloze, desenvolvida por Taylor (1953), que consiste consiste em omitir algumas lacunas em determinado texto, tendo o leitor a tarefa de preenchê-las com uma palavra que se encaixe no contexto de forma apropriada, levando-se em conta a semântica e/ou a gramática.
Palavras-chave: Cloze
Leitura
(Meta)cognição
Neurociências
Parte de : O jogo do cloze: o ensino da leitura com base em estudos cognitivos e metacognitivos
Idioma: por
Sigla da Instituição: UFS
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação Profissional em Letras
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15738
Aparece nas coleções:Letras (recursos educacionais e técnicos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCELO_ALMEIDA_DOS_REIS-Tutorial.pdf3,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.