Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16435
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | Saberes e práticas em um espaço não-formal de ensino uma experiência de letramento na Igreja Messiânica |
Título(s) alternativo(s): | Knowledge and practices in a non-formal teaching space an experience of literacy in the Messianic Church |
Autor(es): | Santana, Denise Maria Souza Santana, Wagner Santos de Santos, Viviane Carla Bandeira |
Data do documento: | Set-2021 |
Resumo: | O artigo aborda sobre o relato de experiência de letramento num espaço não-formal de aprendizagem, no caso, a Igreja Messiânica, a partir da teoria de Paulo Freire. Tendo como problemática: Como o letramento pode ser significativo num espaço de ensino não-formal? O estudo tem como objetivo geral: Compreender a importância do letramento no espaço de ensino-não formal. E os objetivos específicos: Entender o espaço de ensino não-formal como multiferrencial; realizar o letramento na Igreja Messiânica; propiciar uma aprendizagem significativa para os sujeitos a partir de letramento; entender o letramento através da teoria de Paulo Freire. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, oral e qualitativa com o uso de roda de conversa sobre as narrativas e vivências desses sujeitos, para através delas realizarmos o letramento. Dessa maneira, notamos a importância do letramento nos espaços não-formais de aprendizagem garantindo o exercício da cidadania dos sujeitos. |
Abstract: | The article addresses the report of literacy experience in a non-formal learning space, in this case, the Messianic Church, based on Paulo Freire's theory. Having as problematic: How literacy can be meaningful in a non-formal teaching space? The study has as general objective: To understand the importance of literacy in the non-formal teaching space. And the specific objectives: Understand the non-formal teaching space as multi-ferrential; to carry out literacy in the Messianic Church; provide a meaningful learning for the subjects from literacy; understand literacy through Paulo Freire's theory. The methodology used was the bibliographic, oral and qualitative research with the use of a conversation circle about the narratives and experiences of these subjects, so that through them we could carry out literacy. Thus, we note the importance of literacy in non-formal learning spaces, guaranteeing the exercise of citizenship for the subjects. |
Palavras-chave: | Letramento Multirreferencialidade Igreja Messiânica Paulo Freire Literacy Multi-referentiality Messianic Church |
ISSN: | 1982-3657 |
Parte de : | Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
Identificador: | http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.09.13 |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16435 |
Aparece nas coleções: | Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SaberesPraticasLetramentoIgrejaMessianica.pdf | 511,53 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.