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Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Resolução de conflitos: uma relação pedagógica
Título(s) alternativo(s): Conflict resolution: a pedagogical relation
Autor(es): Leite, Leiny Gomes
Data do documento: Ago-2021
Resumo: O presente artigo aborda a importância da educação, reconhecida como direito fundamental, e das práticas pedagógicas críticas para a formação e desenvolvimento de indivíduos capazes de identificar os conflitos, aceitá-los e resolvê-los com o objetivo de construir uma solução que melhor se adeque à própria realidade. A partir dos pressupostos da pedagogia crítica, sob a perspectiva política e social, fazemos observações sobre a implementação dos meios adequados de solução de conflitos – MASC e seus princípios. Apontamos a constituição do Poder Judiciário como o mais importante meio válido reconhecido pela sociedade para solucionar conflitos e buscamos provocar a reflexão sobre esse paradigma desconstituindo essa dependência. A proposta de reflexão e novas construções sociais permeia a emancipação do sujeito priorizando o diálogo.
Abstract: This paper addresses the importance of education, recognized as a fundamental right, and critical pedagogical practices for the formation and development of individuals capable of identifying conflicts, accepting and resolving them aiming to build a solution that best fits reality itself. Based on the assumptions of critical pedagogy, from a political and social perspective, we make observations about the implementation of alternative dispute resolution - ADR and its principles. We point to the constitution of the Judiciary system as the most important valid means recognized by society to resolve conflicts and we'll provoke reflection on this paradigm, deconstructing this dependence. The proposal for reflection and new social constructions permeates the subject's emancipation, prioritizing dialogue.
Palavras-chave: Resolução de conflitos
Pedagogia crítica
Direitos fundamentais
Dispute resolution
Critical pedagogy
Fundamental rights
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
Identificador: http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.14.06
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16478
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

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