Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17241
Tipo de Documento: Monografia
Título: Ryan é top : o case de merchandising entre a TIM e um personagem da telenovela Amor de Mãe
Autor(es): Clemente, Eliel Vítor dos Santos
Data do documento: 20-Mai-2022
Orientador: Vilas Bôas, Valéria Maria Sampaio
Resumo: A análise fílmica da telenovela Amor de Mãe desenvolvida neste trabalho visa a apontar um dos métodos da prática conhecida no Brasil como merchandising editorial. Essa técnica consiste em utilizar o momento do entretenimento para apresentar ao público um produto ou serviço. Para tanto, nesta monografia selecionou-se o caso do personagem Ryan, um cantor em ascensão em Amor de Mãe, em que a anunciante TIM é incluída dentro da trama em um arco que dialoga com o desenvolvimento do próprio personagem. Foram analisadas cenas de quatro capítulos em que o personagem interage com a anunciante ao ser convidado para fazer uma campanha da marca, cruzando a linha da dramaturgia ao tornar um personagem de ficção em um dos patrocinados de uma marca real. O objetivo proposto neste trabalho é entender quais as estratégias utilizadas na construção desse arco narrativo entre a TIM e o Ryan, de modo que a operadora conseguisse comunicar as mensagens sobre o serviço oferecido de forma natural e cativante para o telespectador. Os resultados da análise concluíram que esse diálogo aconteceu de forma fluida, apresentando novos contornos à carreira do personagem e também influenciando no âmbito romântico.
Palavras-chave: Comunicação social
Publicidade
Merchandising editorial
Amor de Mãe (telenovela)
TIM
Propaganda
área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DCOS - Departamento de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda – São Cristóvão - Presencial
Citação: Clemente, Eliel Vítor dos Santos. Ryan é top : o case de merchandising entre a TIM e um personagem da telenovela Amor de Mãe. São Cristóvão, 2021. Monografia (graduação em Publicidade e Propaganda) – Departamento de Comunicação Social, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2021
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17241
Aparece nas coleções:Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eliel_Vitor_Santos_Clemente.pdf693,69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.