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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17271
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | Construção de uma Sequência didática de Ensino Investigativa (SEI) no ensino de ciências : uma proposta de metodologia ativa sobre os impactos ambientais causados por agrotóxicos e fertilizantes |
Autor(es): | Alves, Maria Vitória de Jesus |
Data do documento: | 19-Out-2022 |
Orientador: | Santos, Elaine Fernanda dos |
Resumo: | O ensino investigativo está sendo cada vez mais inserido no campo das ciências, caracterizandose por seu dinamismo e por possibilitar que o aluno tenha uma participação mais ativa no processo de aprendizagem. Exemplo disso, é a utilização de Sequência de Ensino Investigativa (SEI), com o intuito de instigar a reflexão crítica do estudante a partir de suas concepções em busca da solução do problema apresentado pelo docente. O estudante pode alcançar o conhecimento científico através de suas experiências do dia a dia. Sendo assim, foi produzido o seguinte questionamento: como a construção de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) pode contribuir para subsidiar o processo de ensino e aprendizagem sobre os impactos ambientais, causados pelo uso de agrotóxicos e fertilizantes? A questão problema mencionada permeou a definição do objetivo geral desta pesquisa: construir uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) para ser utilizada na 7ª série, do ensino fundamental, nas aulas de Ciências, com a finalidade de discutir os impactos ambientais causados pelo uso de agrotóxicos e fertilizantes. A metodologia utilizada será a pesquisa qualitativa, através do desenvolvimento de uma estratégia de ensino, que foi a elaboração de uma sequência de ensino investigativa (SEI). Os resultados apontam que a SEI elaborada pode contribuir para a aprendizagem e o conhecimento científico, tendo em vista os elementos presentes na sua construção, que instigam o pensamento crítico dos alunos, bem como a investigação sobre o conteúdo. Na conclusão verificou-se que a pesquisa alcançou seus os objetivos, ratificando a importância do ensino investigativo e da SEI para o ensino de Ciências, uma vez que o desenvolvimento de uma SEI, pode contribuir para construção de opiniões, percepções e o conhecimento científico por parte dos alunos. |
Palavras-chave: | Ciências biológicas Ensino de ciências biológicas Metodologia científica Metodologia de ensino Agrotóxicos Impactos ambientais Sequência de Ensino Investigativa (SEI) |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Departamento: | DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial |
Citação: | Alves, Maria Vitória de Jesus. Construção de uma Sequência didática de Ensino Investigativa (SEI) no ensino de ciências : uma proposta de metodologia ativa sobre os impactos ambientais causados por agrotóxicos e fertilizantes. São Cristóvão, 2021. Monografia (graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2021 |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17271 |
Aparece nas coleções: | Biologia |
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