Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18129
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | O uso do podcast como recurso pedagógico no ensino-aprendizagem de história na educação básica |
Autor(es): | Alves, Crislaine Santana de Jesus |
Data do documento: | 10-Mai-2023 |
Orientador: | Reis, Aaron Sena Cerqueira |
Resumo: | O presente trabalho visa tratar sobre a relevância do uso dos podcasts no processo de ensinoaprendizagem de História na educação básica. As novas tecnologias de comunicação e informação (NTIC’s), são importantes instrumentos principalmente no contexto atual, evidenciando a necessidade de incluir novos recursos nas práticas pedagógicas. No tocante ao podcast, tem-se revelado uma valiosa ferramenta didática que possibilita a autonomia ao aluno, aguça o senso crítico, além disso, pode auxiliar na otimização do tempo. Neste sentido, elaborou-se uma pesquisa qualitativa, numa turma do ensino fundamental de uma escola da rede municipal da cidade de Lagarto/SE, com o objetivo de observar o potencial educativo deste recurso digital. Este conteúdo de áudio ganha visibilidade dia após dia, e é muito prático tanto para professores, quanto para discentes. |
Abstract: | This article aims to address the relevance of using podcasts in the teaching-learning process of History in basic education. The new communication and information technologies (NICT's) are important instruments, especially in the current context, highlighting the need to include new resources in pedagogical practices. About the podcast, it has proved to be a valuable didactic tool that allows autonomy to the student, sharpens the critical sense, in addition, it can help in the optimization of time. In this sense, a qualitative research was carried out, in an elementary school class of a municipal school in the city of Lagarto/SE, with the objective of observing the educational potential of this digital resource. This audio content gains visibility day after day, and is very practical for both teachers and students. |
Palavras-chave: | História Ensino superior (UFS) Ensino de história Novas tecnologias de comunicação e informação (NTIC’s) Podcast Discentes History teaching Students |
área CNPQ: | ENGENHARIAS::ENGENHARIA NUCLEAR |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Departamento: | DHI - Departamento de História – São Cristóvão - Presencial |
Citação: | Alves, Crislaine Santana de Jesus. O uso do podcast como recurso pedagógico no ensino-aprendizagem de história na educação básica. São Cristóvão, 2023. Monografia (Licenciatura em História) – Departamento de História, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023 |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18129 |
Aparece nas coleções: | História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Crislaine_Santana_Jesus_Alves.pdf | 375,94 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.