Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18227
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Competência leitora, música e metáfora conceptual: uma proposta a partir das canções de Luiz Gonzaga
Autor(es): Rodrigues, Fernanda
Data do documento: 24-Mar-2021
Orientador: Silva, Leilane Ramos da
Resumo: À luz de uma perspectiva sociocognitiva, nossos pensamentos e ações são guiados por estruturas metafóricas que se atualizam nas dinâmicas das relações socioculturais e, como tal, refletem o conjunto de valores circunscritos a um povo. A par desta concepção e considerando o papel da escola na formação integral do aluno, que tem na leitura um lugar especial, este estudo tem como objetivo estimular o desenvolvimento da competência leitora dos alunos do 7º ano do ensino fundamental do Colégio Estadual João Batista Nascimento (Nossa Senhora do Socorro/SE) por meio da análise de metáforas conceptuais presentes nas canções do cantor Luiz Gonzaga. Para dar conta dessa proposta, valida-se uma sequência didática composta por cinco módulos cuja ênfase recai na identificação da metáfora e/ou expressões metafóricas e no reconhecimento dos efeitos de sentidos que elas atualizam nas canções a serem estudadas, com vistas ao aprimoramento da competência leitora dos discentes. O presente trabalho tem como produto final um caderno pedagógico que servirá de modelo para que os docentes de LP possam desenvolvê-lo em suas aulas. Tal sequência didática, intitulada “Desbravando o mundo da leitura através da metáfora conceptual nas canções de Luiz Gonzaga”, tem como base os estudos de Dolz et al (2004), que entendem a sequência didática como ferramenta promissora para o desenvolvimento da aprendizagem, e é dividida em cinco etapas: i) Conhecendo o gênero letra de canção; ii) Conhecendo Luiz Gonzaga, o Rei do Baião; iii) Desbravando o mundo da leitura e da metáfora conceptual; iv) Jogo - Desvendando metáforas e v) Publicizando o trabalho. Do ponto de vista teórico, também ganham vez autores como: Lakoff e Johnson (1980), para os quais a metáfora é um fenômeno cognitivosocial; Sardinha (2007) para quem a linguagem é essencialmente metafórica; Chiavegatto (2002), que destaca as motivações sociocognitivas da Gramática; Marcuschi (2008), o qual pontua que os gêneros textuais fazem parte da nossa vida diária; Koch e Elias (2015), que versam sobre concepções de leitura; Leffa (1996), para quem a leitura é um sistema complexo e Kleiman (2016), que entende a importância da formação de um leitor crítico.
Abstract: In a sociocognitive perspective our thoughts and actions are guided by metaphorical structures that are updated in the dynamics of socio-cultural relations and, because of such dynamics, they reflect the set of values circumscribed to a specific group. With this conception in mind, and considering the role of the school in the integral education of the student who has a special place in reading, this thesis aims to stimulate the development of reading competence for students in the 7th grade of the elementary school Colégio Estadual João Batista Nascimento, located in Nossa Senhora do Socorro, Sergipe, Brazil, through the analysis of conceptual metaphors present in the songs of Luiz Gonzaga. In order to deal with this proposal, a didactic sequence made of five modules is validated, with emphasis on the identification of metaphor and / or metaphorical expressions and the recognition of the effects of meanings that they update in the songs to be studied, with the purpose of improving the reading competence of student. The thesis has as a final product a workbook that will serve as a model so that Portuguese Language teachers can develop it in their classes. The workbook, entitled “Discovering the world of reading through the conceptual metaphor and songs of Luiz Gonzaga”, is based on the studies of Dolz et al (2004), who understand the didactic sequence as a promising tool for the development of learning, and is divided into five stages: i) Knowing the song lyrics; ii) Meeting Luiz Gonzaga, the King of Baião; iii) Discovering the world of reading and conceptual metaphor; iv) Game - Unraveling metaphors and v) Publicizing the work. From a theoretical point of view, these authors will be used: Lakoff and Johnson (1980), for whom the metaphor is a cognitive-social phenomenon; Sardinha (2007) for whom language is essentially metaphorical; Chiavegatto (2002), who highlights the sociocognitive motivations of Grammar; Marcuschi (2008), who points out that textual genres are part of our daily life; Koch and Elias (2015), who deal with conceptions of reading; Leffa (1996), for whom reading is a complex system; and Kleiman (2016) who understands the importance of training a critical reader.
Palavras-chave: Leitura
Metáfora
Luiz Gonzaga
Canção
Metáfora conceptual
Song
Reading
Conceptual metaphor
área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação Profissional em Letras
Citação: RODRIGUES, Fernanda. Competência leitora, música e metáfora conceptual: uma proposta a partir das canções de Luiz Gonzaga. 2021. 175 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18227
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERNANDA_RODRIGUES.pdf15,16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.