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Tipo de Documento: Dissertação
Título: Poesia concreta na escola? Uma proposta para ensino-aprendizagem de literatura
Autor(es): Lima, José Luiz Andrade de
Data do documento: 29-Mar-2021
Orientador: Bruno, Alberto Roiphe
Resumo: Este trabalho, com o título “Poesia Concreta na Escola? Uma proposta para ensino/aprendizagem de literatura”, visa facilitar a leitura/compreensão, por parte dos alunos, do processo de identificação dos elementos constitutivos da poesia concreta em salas de aula do Ensino Fundamental, Anos Finais. Nesse sentido, será proposto um trabalho, a ser desenvolvido com os alunos do 8º ano, do Colégio Estadual John Kennedy, localizado no bairro Getúlio Vargas, em Aracaju/SE, sobre a poesia concreta e suas características, já que essa abordagem não é comum nesse estágio de ensino. Esse estudo tem como base as pesquisas desenvolvidas por Campos (2006), Aguillar (2005), Grünewald (2002), Bosi (2017), Roiphe (2011-2012), Lajolo (1993), Cosson (2009), entre outros autores que dão suporte ao estudo da poesia concreta, além das orientações previstas na Base Nacional Comum Curricular ─ BNCC ─ (BRASIL, 2018) e o Referencial Curricular do Estado de Sergipe (SERGIPE, 2018) para o ensino/aprendizagem da leitura do texto literário em sala de aula, além de pesquisas acerca de trabalhos recentes publicados no ProfLetras, como os de Batista (2017), Maciel (2019) e Silva (2019). Os discentes serão apresentados a textos concretistas e, a partir da relação texto-autor-leitor, proposta por Kock & Elias (2006), é possível verificar o ineditismo desse tipo de poema no cotidiano do aluno do 8º ano. A ideia é que os alunos analisem de que maneira a poesia concreta se relaciona com seu cotidiano, nas mais diferentes funções e possam, por fim, identificar características formadoras da poesia concreta, como o processo de verbivocovisualidade, o uso da linguagem verbal e não verbal, o experimentalismo poético, os efeitos gráficos, sonoros e semânticos, os aspectos geométricos, a supressão do verso e da estrofe, o desaparecimento do eu lírico, a eliminação da poesia intimista e o racionalismo, já que seu uso contribui, sobremaneira, para a compreensão de variados textos com a finalidade de facilitar a prática na relação da palavra-imagem. Para tanto, foi elaborada uma Sequência Didática para buscar uma aprendizagem mais efetiva no processo de leitura de poemas concretos em que autores pioneiros nesse estilo serão apresentados aos alunos para que seus respectivos poemas concretos possam ser identificados, analisados, compreendidos e replicados.
Abstract: This work, entitled “The Concrete Poetry at School? A teaching-learning literature proposal”, aims to facilitate the reading / understanding, by students, of the process of identifying the constituent elements of concrete poetry in elementary school classrooms, Final Years. In this sense, a work will be proposed, to be developed with 8th grade students, from the John Kennedy State College, located in the Getúlio Vargas neighborhood, in Aracaju / SE, on concrete poetry and its characteristics, since this approach is not common at this teaching stage. This study is based on the research work developed by Campos (2006), Aguillar (2005), Grünewald (2002), Bosi (2017), Roiphe (2011-2012), Lajolo (1993), Cosson (2009), among others authors who support the study of concrete poetry, in addition to the guidelines provided in the National Common Curricular Base ─ BNCC ─ (BRAZIL, 2018) and the State of Sergipe Curriculum Framework (SERGIPE, 2018) for teaching / learning to read literary text in the classroom, in addition to research done on recent works published in ProfLetras, such as those by Batista (2017), Maciel (2019) and Silva (2019). The students will be introduced to concrete texts and, based on the text-author-reader relationship, proposed by Kock & Elias (2006), it is possible to verify the originality of this type of poem in the daily life of the 8th year student. The idea is for students to analyze how concrete poetry relates to their daily lives, in the most different functions and can, finally, identify characteristics that form concrete poetry, such as the process of verbal-visualization, the use of verbal and nonverbal language, poetic experimentalism, graphic, sound and semantic effects, geometric aspects, the suppression of verse and stanza, the disappearance of the lyrical self, the elimination of intimate poetry and rationalism, since their use greatly contributes to the understanding of various texts in order to facilitate the practice of the word-image relationship. Therefore, a Didactic Sequence was developed to seek a more effective learning in the process of reading concrete poems in which pioneering authors in this style will be presented to students so that their respective concrete poems can be identified, analyzed, understood and replicated.
Palavras-chave: Literatura
Estudo e ensino
Poesia concreta
Leitura
Ensino/aprendizagem de literatura
Leitura de poesia
Concretismo
Verbivocovisualidade
Teaching/learning of literature
Poetry reading
Concretism
Verbivocovisuality
área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação Profissional em Letras
Citação: LIMA, José Luiz Andrade de. Poesia concreta na escola? Uma proposta para ensino-aprendizagem de literatura. 2021. 95 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18233
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