Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18251
Document Type: Dissertação
Title: Desafios para a formação do leitor crítico: promovendo a compreensão leitora de discursos polêmicos por meio da produção de podcast
Authors: Santos, Joyce Kelly Alves dos
Issue Date: 23-Mar-2021
Advisor: Azevedo, Isabel Cristina Michelan de
Resumo : A compreensão discursiva e a leitura argumentativa são pontos desafiadores no processo de ensino-aprendizagem, por se configurarem como elementos essenciais para o domínio efetivo da língua que exige o uso de procedimentos específicos de leitura em situações de interação com o discurso do outro. Diante disso, esta pesquisa foi elaborada visando ao aprimoramento das capacidades argumentativas dos estudantes com respeito ao desenvolvimento da compreensão leitora e da leitura argumentativa e crítica em torno de discursos de natureza polêmica, de maneira que os estudantes pudessem identificar como os posicionamentos discursivos eram construídos e materializados em gêneros variados. A pesquisa foi realizada em três frentes: i. a partir da observação do modo como um assunto era colocado em questão; ii. por meio da perspectivação de temas; iii. pela construção de justificativas na sustentação e reforço de ideias. Esse trabalho teve como base os estudos de Grácio (2010) e Amossy (2017), e a metodologia de pesquisa-ação está alicerçada em Tripp (2005), nas reflexões de Lerner (2002) e na dinâmica didáticopedagógica de Muenchen e Delizoicov (2012) apud Azevedo e Freitag (2020). Para tanto, um projeto de leitura, com atividades embasadas em metodologias ativas, promovendo práticas de leitura argumentativa que facilitaram a identificação dos elementos que fundamentavam os posicionamentos discursivos, foi desenvolvido com os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, do Colégio Estadual Luiz Alves de Oliveira, em Lagarto, Sergipe. As atividades produzidas pelos estudantes, durante as aulas remotas devido ao isolamento social resultante da pandemia de Covid-19, levaram à composição do produto deste mestrado profissional em Letras: um módulo didático para auxiliar a prática pedagógica dos professores em sala de aula, no intuito de promover aprendizagens por meio de interação de ideias e experiências. Além disso, a pesquisa incluiu a produção de uma coletânea de episódios em podcast, em formato de mesa de discussão, sobre temas polêmicos escolhidos pelos estudantes. O programa “É hora de polemizar?” foi criado para que os estudantes pudessem refletir e discutir em torno de questões controversas em circulação na sociedade, e ainda produzir posicionamentos diante deles, favorecendo assim o aprimoramento em relação aos níveis de compreensão leitora, o exercício da leitura argumentativa e a participação social.
Abstract: Discursive comprehension and argumentative reading are challenging points in the teaching-learning process, as they are essential elements for the effective mastery of the language that requires the use of specific reading procedures in situations of interaction with the other's discourse. Therefore, this research was designed to improve students' argumentative resources with respect to the development of reading comprehension and argumentative and critical reading around controversial speeches, so that students could identify how discursive positions were constructed and materialized in various genres. The research was carried out on three fronts: i. from the observation of the way in which a subject was put into question; ii. through the perspective of themes; iii. for building justifications in sustaining and reinforcing ideas. This work was based on the studies of Grácio (2010) and Amossy (2017), and the action research methodology is based on Tripp (2005), on the reflections of Lerner (2002) and on the didactic-pedagogical dynamics of Muenchen and Delizoicov (2012) apud Azevedo and Freitag (2020). To this end, a reading project, with activities based on active methodologies, promoting argumentative reading practices that facilitated the identification of the elements that supported the discursive positions, was developed with the students of the 9th grade of Elementary School, from Colégio Estadual Luiz Alves de Oliveira, in Lagarto, Sergipe. The activities produced by students, during remote classes due to the social distancing resulting from the Covid-19 pandemic, led to the composition of the product of this professional master’s degree in Letters: a didactic module to assist the pedagogical practice of teachers in the classroom, in order to promote learning through the interaction of ideas and experiences. In addition, the research included the production of a collection of podcast episodes, in the form of a discussion table, on controversial topics chosen by the students. The program “Is it time to controversy?” it was created so that students could reflect and discuss controversial issues in circulation in society, and still produce positions before them, favoring the improvement in terms of reading comprehension, the exercise of argumentative reading and social participation.
Keywords: Compreensão na leitura
Leitores
Reação crítica
Discussões e debates
Material didático
Podcasters
Compreensão leitora
Posicionamento crítico
Leitura argumentativa
Discursos polêmicos
Módulo didático
Podcast
Reading comprehension
Critical positioning
Argumentative reading
Controversial discourses
Didactic module
Podcast
Subject CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Program Affiliation: Pós-Graduação Profissional em Letras
Citation: SANTOS, Joyce Kelly Alves dos. Desafios para a formação do leitor crítico: promovendo a compreensão leitora de discursos polêmicos por meio da produção de podcast. 2021. 143 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18251
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOYCE_KELLY_ALVES_SANTOS.pdf8,64 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.