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Tipo de Documento: Dissertação
Título: Leitura, cognição e inferência das consignas didáticas das atividades de compreensão textual
Autor(es): Matos, Kleydiane da Graça Feitosa
Data do documento: 26-Mar-2021
Orientador: Cardoso, Denise Porto
Resumo: Reconhecida por sua importância no desenvolvimento de inúmeras habilidades discentes, a leitura é um processo constituído por etapas, as quais vão do nível fonológico ao pragmático da linguagem. Por sua natureza complexa, reúne processos múltiplos que demandam a ativação de estratégias distintas e promotoras da aquisição e automatização de competências mais elaboradas, tais como a inferência do sentido das palavras dispostas em um texto. No universo da sala de aula, uma das dificuldades dos discentes é a compreensão das consignas didáticas que constituem as orientações dispostas no livro didático, fundamental para que os alunos consigam ter êxito na realização das ações preconizadas nestes enunciados. Dada à relevância da compreensão das consignas didáticas na vida de discentes, esta dissertação focaliza, conforme preconiza Marcuschi (2002) sobre gêneros textuais, o gênero textual consigna didática presente no livro didático adotado pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Olga Benário, a partir de um estudo de sua estrutura e funcionamento, de modo a valorizar o papel que os estudantes precisam assumir em diferentes situações de ensino-aprendizagem. Do ponto de vista teórico-metodológico, propõe-se, à luz dos estudos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), uma sequência didática, que tem como texto motivador o conto, como metodologia utilizada no produto Caderno Didático voltada ao trabalho com alunos do 6º ano A do ensino fundamental da referida Unidade de Ensino. Como fonte de pesquisa bibliográfica, são consideradas as publicações, dentre outros, autores como Barbosa e Carlberg (2014), Ferreira (2007), Fonseca (2014) e Riestra (2004), cujos trabalhos se voltam para o estudo das consignas didáticas e, de modo mais global, para o ensino de línguas, materna ou estrangeira.
Abstract: Recognized for its importance in the development of numerous student skills, reading is a process consisting of stages, which goes from the phonological to the pragmatic level of language. Due to its complex nature, it brings together multiple processes that demand the activation of different strategies that promote the acquisition and automation of more elaborated competences, such as the inference of the meaning of the words arranged in a text. In the classroom universe, one of the difficulties of the students is the comprehension of the didactic slogans that constitute the orientations provided in the didactic book, fundamental for the students to succeed in carrying out the actions recommended in these statements. Given the relevance of understanding didactic slogans in the lives of students, this dissertation focuses, as recommended by Marcuschi (2002) on textual genres, the textual genre didactic slogan present in the textbook adopted by the Municipal Elementary School Olga Benário, from a study of its structure and functioning, in order to value the role that students need to assume in different teaching-learning situations. From the theoretical-methodological point of view, it is proposed, in the light of the studies by Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004), a didactic sequence, whose motivating text is the short story, as a methodology used in the product Didactic Notebook aimed at working with students of the 6th year A of elementary education of the said Teaching Unit. As a source of bibliographic research, publications are considered, among others, authors such as Barbosa and Carlberg (2014), Ferreira (2007), Fonseca (2014) and Riestra (2004), whose works focus on the study of didactic slogans and, more globally, for mother tongue or foreign language teaching.
Palavras-chave: Leitura
Ensino fundamental
Compreensão na leitura
Conto
Gêneros literários
Material didático
Inferência
Consignas didáticas
Gênero
Inference
Short story
Didactic slogans
Gender
área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação Profissional em Letras
Citação: MATOS, Kleydiane da Graça Feitosa. Leitura, cognição e inferência das consignas didáticas das atividades de compreensão textual. 2021. 150 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18259
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