Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18276
Document Type: Dissertação
Title: O espaço nos contos de Antonio Carlos Viana: do texto escrito ao vídeo criativo por estudantes do 9º ano do ensino fundamental
Authors: Reis, Sarah Regina Santos dos
Issue Date: 24-Mar-2021
Advisor: Andrade, Alexandre de Melo
Resumo : Comumente, cabe à escola a missão de evidenciar a essencialidade da leitura e da literatura para o ser humano e o poder transformador que possuem. Apoiamos esta visão principalmente em Antonio Candido (2004), o qual defende que a literatura é um direito a que todo e qualquer indivíduo deve ter acesso. Embora a contemporaneidade privilegie o contato com textos mais imagéticos e informativos, por rotular os literários como sendo complexos e de difícil interpretação, entende-se que os professores do ensino fundamental, especialmente, não devem negar esse direito ao aluno, e sim, intensificar a acessibilidade a esse bem. Além disso, na efetiva docência, mesmo o conto sendo um gênero textual bastante difundido no currículo da educação básica, percebe-se que muitos estudantes sentem dificuldades em sua leitura e interpretação, bem como na identificação de aspectos do gênero, a exemplo de elementos construtores do espaço/ambiente e sua implicância na formação da identidade do indivíduo. O presente projeto de pesquisa foi realizado com a única turma do 9º ano do Colégio Estadual Monsenhor Olímpio Campos, no município de Itabaianinha/SE, tendo como propósito principal promover uma experiência com a arte literária do contista sergipano contemporâneo Antonio Carlos Viana, enfatizando o elemento narrativo do espaço/ambiente ficcional nos contos “Santana Quemo-Quemo”, “Quando meu pai voltou” e “Dia de parir cabrito”, do livro Cine Privê (2009), de modo que fomentasse a formação de leitores capazes de compreender os sentidos dos textos e produzir outros de maneira significativa e crítica. A proposta de aplicação de uma sequência didática fundamentada e adaptada sob o modelo de Rildo Cosson (2009) previu a elaboração/execução de um caderno pedagógico e a produção de vídeos-minuto, que facilitam o alcance dos objetivos pretendidos nesta pesquisa e resultam em um produto replicável por outros profissionais. Destarte, busca-se oportunizar aos estudantes o desenvolvimento de um letramento literário adequado, principalmente ao evidenciar a magnitude da obra de artistas locais como Antonio Carlos Viana, e com atividades pedagógicas que valorizam o campo artístico-literário. Como arcabouço teórico, predominaram argumentos referentes ao letramento literário, formação do leitor e à literatura em geral (BOSI, 2015; CANDIDO, 2004, 2006 e 2012; COSSON 2009; FERNANDES, 2011; FREIRE, 2011; SOARES, 2011, STREET, 2014); e ao conto, espaço e autor escolhido (ALMEIDA, 2014; BACHELARD, 2008; DIMAS, 1987; FILHO, 2019; GANCHO, 2009; GOTLIB, 2006).
Abstract: Commonly, it is the school's mission to highlight the essentiality of reading and literature for human beings and the transformative power they have.We support this view mainly in Antonio Candido (2004), who defends that literature is a right that any and every individual should have access to. Although contemporaneity favors contact with more imagetic and informative texts, by labeling literary as complex and difficult to interpret, it is understood that elementary school teachers, especially, should not deny this right to the student, but rather intensify the accessibility to that asset. Furthermore, in effective teaching, even though the short story is a widespread textual genre in the basic education curriculum, it is noticed that many students experience difficulties in reading and interpreting it, as well as in identifying aspects of the genre, such as building elements of space/environment and its implication in the formation of the individual's identity. The present research project was carried out with the only 9th grade class at the Colégio Estadual Monsenhor Olímpio Campos, in the municipality of Itabaianinha/SE, with the main purpose of promoting an experience with the literary art of the contemporary Sergipe writer Antonio Carlos Viana, emphasizing the element narrative of the fictional space/environment in the short stories “Santana Quemo-Quemo”, “Quando meu pai voltou” and “Dia de parir cabrito”, from the book Cine Privê (2009), in order to foment the formation of readers capable of understanding the senses of the texts and produce others in a meaningful and critical way.The proposal application of a didactic sequence based on and adapted under the model of Rildo Cosson (2009) predicted the elaboration/execution of a pedagogical notebook and the production of minute videos, which facilitate the achievement of the objectives intended in this research and result in a product replicable by other professionals. Thus, the aim was to provide students with the opportunity to develop an appropriate literary literacy, mainly by highlighting the magnitude of the work of local artists such as Antonio Carlos Viana, and with pedagogical activities that value the artistic-literary field. As a theoretical framework, arguments regarding literary literacy, reader education and literature in general predominated (BOSI, 2015; CANDIDO, 2004, 2006 and 2012; COSSON 2009; FERNANDES, 2011; FREIRE, 2011; SOARES, 2011, STREET, 2014); and the short story, space and chosen author (ALMEIDA, 2014; BACHELARD, 2008; DIMAS, 1987; FILHO, 2019; GANCHO, 2009; GOTLIB, 2006).
Keywords: Conto
Literatura
Letramento
Escola Estadual Monsenhor Olímpio Campos
Espaço
Antonio Carlos Viana
Letramento literário
Ensino fundamental
Short story
Space
Literary literacy
Elementary school
Subject CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Sponsorship: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Program Affiliation: Pós-Graduação Profissional em Letras
Citation: REIS, Sarah Regina Santos dos. O espaço nos contos de Antonio Carlos Viana: do texto escrito ao vídeo criativo por estudantes do 9º ano do ensino fundamental. 2021. 117 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18276
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SARAH_REGINA_SANTOS_REIS.pdf6,16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.