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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18278
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | “Oxe! é nóis e dexe de bestera” : um estudo sobre a monotongação e a ditongação na escrita dos alunos do 7º ano do ensino fundamental com vistas a uma proposta didática |
Autor(es): | Melo, Virlei Correia da Fonseca |
Data do documento: | 12-Abr-2021 |
Orientador: | Nunes, Vanessa Gonzaga |
Resumo: | Este estudo objetiva investigar, à luz da fonética e da fonologia, os processos de monotongação e ditongação na escrita dos alunos do 7º ano de uma escola de Ensino Fundamental do estado de Sergipe. Observamos, por meio da análise de produções textuais, propostas durante as aulas de língua portuguesa, que grande parte dos alunos apresentava dificuldades em relação à escrita de algumas palavras e constatamos a tendência tanto de reduzir os ditongos (monotongação) quanto de produzi-los (ditongação), ocasionando erros ortográficos. O nosso estudo parte do pressuposto de que grande parte das dificuldades que nossos alunos enfrentam ao escreverem certas palavras está relacionada a uma interferência da fala que contempla desde apagamentos até a inserção de elementos fonéticos. Se na fala esses fenômenos não são estigmatizados e passam despercebidos, o mesmo não ocorre na escrita, uma vez que tal modalidade é padronizada e obedece a um sistema fechado de regras convencionais. Com o propósito de reduzirmos os erros ortográficos resultantes da monotongação e ditongação na escrita dos estudantes, produzimos uma Sequência de Atividades e um jogo pedagógico intitulado Ditonguei-me para ser replicado por outros professores. A Sequência Didática proposta é fruto de uma pesquisa realizada durante o Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS, e tem como objetivo subsidiar o trabalho do professor de língua portuguesa que, frequentemente, é desafiado a pensar estratégias para diminuir a presença dos erros de grafia dos alunos. Esse módulo foi desenvolvido durante dez aulas, na turma mencionada. Utilizamos como aporte teórico os estudos desenvolvidos por Aragão (2000), Bortoni-Ricardo (2004), Simões (2006), Marcuschi (2010), Cagliari (2009), Morais (2012), Seara, Nunes e Lazzaroto-Volcão (2015), Roberto (2016) e Cristófaro-Silva et al. (2019), dentre outros que discutiram sobre os aspectos aqui estudados, além dos documentos norteadores da educação brasileira como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) e a Base Nacional Comum Curricular (2018). Os resultados apontam que a elaboração de uma sequência de atividades voltadas para o tratamento da monotongação e ditongação contribui efetivamente para a redução dos processos abordados neste trabalho e no desenvolvimento da consciência fonológica dos alunos. |
Abstract: | This study aims to investigate, in the light of phonetics and phonology, the processes of monotonation and diphthongation in the writing of 7th grade students from an middle school in the state of Sergipe. We observed through analysis of textual productions proposed during Portuguese language classes that a large number of students had difficulties in writing some words and we noticed a tendency both to reduce diphthongs (monotongation) and to produce them (diphthongation), resulting in spelling errors. Our study is based on the assumption that a large part of the difficulties our students face when writing certain words is related to speech interference that ranges from deletions to the insertion of phonetic elements. While in speech these phenomena are not stigmatized and go unnoticed, the same does not occur in writing, since this modality is standardized and obeys a closed system of conventional rules. In order to reduce spelling errors resulting from monotongue and diphthongation in students' writing, we produced an Activity Sequence and a pedagogical game called ''Ditonguei-me'' to be replicated by other teachers. The proposed Teaching Sequence is the result of a research conducted during the Professional Master's Degree Program in Languages - PROFLETRAS, and has the objective of subsidizing the work of the Portuguese language teacher who, frequently, is challenged to think of strategies to reduce the presence of students' spelling errors. This module was developed during ten classes, in the mentioned group of students. We used as theoretical support the studies developed by Aragão (2000), Bortoni-Ricardo (2004), Simões (2006), Marcuschi (2010), Cagliari (2009), Morais (2012), Seara, Nunes e LazzarotoVolcão (2015), Roberto (2016) and Cristófaro-Silva et al. (2019), among others who discussed the aspects studied here, in addition to the guiding documents of Brazilian education as the National Curricular Parameters (1997) and the Common National Curricular Base (2018). The results point out that the elaboration of a sequence of activities focused on the treatment of monotonation and diphthongation effectively contributes to the reduction of the processes addressed in this work and in the development of students' phonological awareness. |
Palavras-chave: | Língua portuguesa Fonética Fala Escrita Língua portuguesa Fonologia Consciência fonológica Ditongação Escrita Monotongação Sequência de atividades Phonological awareness Diphthongation Writing Speech Monotongation Sequence of activities |
área CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação Profissional em Letras |
Citação: | MELO, Virlei Correia da Fonseca. “Oxe! é nóis e dexe de bestera” : um estudo sobre a monotongação e a ditongação na escrita dos alunos do 7º ano do ensino fundamental com vistas a uma proposta didática. 2021. 142 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18278 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Letras |
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