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Tipo de Documento: Dissertação
Título: A obra Kafkiana em Resident Evil: Revelations 2: leitura, imersão e interatividade através dos games
Autor(es): Maia, Yann Dias da Silva
Data do documento: 26-Jul-2023
Orientador: Mendonça, Fernando de
Resumo: O presente trabalho busca investigar e analisar o jogo eletrônico Resident Evil: Revelations 2 (2015) e as suas relações com a obra e a vida do escritor Franz Kafka. Para isso, verificamos os pontos de convergência entre o game e a literatura do escritor supracitado, evidenciando os elementos visuais e textuais que compõem essas relações e que contribuem para a construção de uma nova narrativa que ressignifica o cânone literário no suporte digital-eletrônico. Em um primeiro momento, discutimos as propriedades de remidiação dos games (BOLTER & GRUSIN, 2000), bem como as particularidades da narrativa kafkiana (BLANCHOT, 2011). Em seguida, traçamos um diálogo com a teoria da adaptação (HUTCHEON, 2011) e com os fundamentos da intersemiose (PLAZA, 2013), pois consideramos imprescindível estabelecer uma consciência analítica que suporte satisfatoriamente a natureza do videogame como uma forma de arte essencialmente multimodal e interativa. Destarte, propomos uma análise temática da adaptação, levando em consideração elementos narratológicos do game, tais como espaço, tempo, enredo e personagens, com forte ênfase nas obras “Na Colônia Penal”, “Contemplação”, “O Veredicto” e “A Metamorfose”. Por fim, argumentamos sobre as influências do suporte digitaleletrônico para a formação de novas categorias de leitura, bem como sobre as posturas dos leitores/jogadores, que ressignificam o cânone literário na pósmodernidade.
Abstract: The present work investigates and analyzes the electronic game Resident Evil: Revelations 2 (2015) and its relationships with the work and life of the writer Franz Kafka. For this, we verified the points of convergence between the game and the literature of the aforementioned writer, highlighting the visual and textual elements that make up these relationships and that contribute to the construction of a new narrative that resignifies the literary canon in the digital-electronic support. At first, we discuss the remediation properties of games (BOLTER & GRUSIN, 2000), as well as the particularities of the Kafkaesque narrative (BLANCHOT, 2011). Then, we draw a dialogue with the theory of adaptation (HUTCHEON, 2011) and with the foundations of intersemiosis (PLAZA, 2013), as we consider that it is essential to establish an analytical awareness that satisfactorily supports the nature of videogames as an essentially multimodal and interactive art form. Thus, we propose a thematic analysis of the adaptation, taking into account narratological elements of the game, such as space, time, plot and characters, with a strong emphasis on the books “In the penal colony”, “Contemplation”, “The Judgment” and “The Metamorphosis”. Finally, we argue about the influences of the digital-electronic support for the formation of new categories of reading, as well as about the postures of the readers/players, which give a new meaning to the literary canon in post-modernity.
Palavras-chave: Literatura
Leitura
Jogos de fantasia
Videogames
Franz Kafka
Resident Evil
Adaptação
Adaptation
Reading
área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Letras
Citação: MAIA, Yann Dias da Silva. A obra Kafkiana em Resident Evil: Revelations 2: leitura, imersão e interatividade através dos games. 2023. 99 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18372
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