Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18399
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Ficcionalidade religiosa e o grotesco em A Montanha Sagrada, de Alejandro Jodorowsky
Autor(es): Santos Neto, Romeu Villa Flor
Data do documento: 16-Ago-2023
Orientador: Santos, Joe Marçal Gonçalves dos
Resumo: Embora puída pelo uso indistinto, a expressão de que “a arte imita a vida” pressupõe, em a admitindo válida, nos depararmos com apropriações de linguagem nem sempre óbvias. Destas, salta aos olhos aquelas onde a linguagem de jaez religioso cruza, por vezes, as divisas de uma expressão aparentemente solene ou crível, típica daquilo a que o senso comum atribui como característico da tradição religiosa, para instalar-se nas paragens do incomum, âmbito partilhado recorrentemente pela criação artística. Dentre as multifacéticas expressões desse imaginário, é a partir da categoria do grotesco que o presente trabalho investiga a ficcionalidade religiosa no cinema, valendo-se de A Montanha Sagrada, longa-metragem do cineasta chileno Alejandro Jodorowsky, como recorte. Tece uma mediação entre religião e arte embasada na teoria desenvolvida pelo Filósofo russo Mikhail Bakhtin (1895-1975) sobre a obra do escritor francês François Rabelais (1494-1553), alinhavando uma transposição da crítica literária bakhtiniana à crítica cinematográfica de A Montanha Sagrada, tendo como fio condutor o repertório simbólico em ambos.
Abstract: Although battered by indistinct use, the expression that “art imitates life” presupposes, if we admit it to be valid, that we are faced with language appropriations that are not always obvious. Of these, we can see those where the language of a religious nature sometimes crosses the boundaries of an apparently solemn or credible expression, typical of what common sense attributes as characteristic of religious tradition, to settle in the realms of the unusual, a realm recurrently shared by artistic creation. Among the multifaceted expressions of this imaginary, it is from the category of grotesque that the present work investigates the religious fictionality in cinema, using The Holy Mountain, a feature film by Chilean filmmaker Alejandro Jodorowsky, as a cutout. It makes a mediation between religion and art based on the theory developed by Russian philosopher Mikhail Bakhtin (1895-1975) about the work of French writer François Rabelais (1494-1553), aligning a transposition of Bakhtinian literary criticism to the cinematographic criticism of The Holy Mountain, having as a common thread the symbolic repertoire in both.
Palavras-chave: Religião
Ficção religiosa
Cinema e linguagem
Aspectos religiosos
Religião no cinema
Mikhail Mikhailovich Bakhtin
Alejandro Jodorowsky
Grotesco
Ficção
Linguagem
Religião
Grotesque
Fiction
Language
Religion
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Ciências da Religião
Citação: SANTOS NETO, Romeu Villa Flor. Ficcionalidade religiosa e o grotesco em A Montanha Sagrada, de Alejandro Jodorowsky. 2023. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2022.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18399
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências da Religião

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROMEU_VILLA_FLOR_SANTOS_NETO.pdf1,89 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.