Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18831
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | A oralidade no ensino de língua inglesa no Fundamental II |
Autor(es): | Alves, Regiane Queiroz Silva, Reinaldo Ferreira da |
Data do documento: | Out-2023 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo apresentar a relevância do ensino da oralidade da língua inglesa em sala de aula do ensino Fundamental. Ensinar a habilidade de falar uma língua estrangeira de forma clara, fluente e compreensível é essencial para que os alunos se tornem comunicadores eficientes e confiantes. No ensino da língua inglesa da educação básica, essa afirmação também pode ser considerada. O uso da oralidade na prática e no ensino das estruturas e vocabulário faz com que os alunos possam utilizar as quatro habilidades linguísticas em situações cotidianas e reais da língua como um fenômeno social, e não apenas como um sistema abstrato de signos com foco apenas na leitura e na escrita. Para a realização desta pesquisa, analisamos como os professores compreendem a importância de uma abordagem comunicativa em suas aulas e os motivos de eles não conseguirem colocá-la em prática, caso tentem desenvolver a oralidade do inglês nas aulas de língua inglesa. O embasamento teórico do presente estudo apoia-se na Linguística Aplicada, visando ao ensino de língua estrangeira. Aplicamos um questionário semiestruturado aos professores para a produção de dados. A pesquisa revelou que o ensino da oralidade da língua inglesa em sala de aula do Ensino Fundamental II é muito importante para uma aprendizagem satisfatória dessa língua e que os professores têm consciência e desejo de colocar em prática um ensino com essa abordagem. |
Palavras-chave: | Ensino de língua estrangeira Língua inglesa Oralidade |
ISSN: | 2236-2061 |
Parte de : | Anais Eletrônicos do VII Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa (VII SEFELI), v. 7, 2023 |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | LINC/UFS |
Citação: | ALVES, R. Q.; SILVA, R. F. A oralidade no ensino de língua inglesa no Fundamental II. In: SEMINÁRIO FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 7., 2023, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2023. p. 224-233. |
Licença: | Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0 DEED). Disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ . |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18831 |
Aparece nas coleções: | VII Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
OralidadeLinguaInglesaFundamentalII.pdf | 859,47 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.