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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18928
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | Políticas afirmativas em direitos humanos no ensino superior latino-americano: estratégias contra as violências institucionais |
Título(s) alternativo(s): | Affirmative policies on human rights in latin american higher education: strategies against institutional violence |
Autor(es): | Moraes, Matheus Andrade de Martins, Cláudia Raquel Cardoso Farias Santos, Silmere Alves |
Data do documento: | Set-2022 |
Resumo: | Este trabalho apresenta o seguinte questionamento: como as políticas afirmativas em direitos humanos, nas instituições de ensino superior latino americano, podem atender as necessidades identificadas pelo seu corpo discente, considerando a propagação da violência contra as minorias sociais em seus espaços? O objetivo deste artigo é compreender sobre os aparatos legais institucionais ligados a direitos humanos e quais estratégias são utilizadas nestas universidades para combater as violências institucional contra as minorias dentro das próprias universidades. Analisar o papel da educação em direitos humanos na defesa, elaboração de estratégias para enfrentamento das forças conservadoras e hegemônicas que tem atacado a diversidade. A pesquisa caracteriza-se por ser do tipo exploratória e qualitativa. Enquanto técnicas de pesquisa, inicialmente será realizada pesquisa bibliográfica na literatura brasileira e internacional, principalmente, da América Latina e pesquisa documental. Os dados resultantes da pesquisa bibliográfica e documental foram organizados, codificados, categorizados e analisados em seu conteúdo tendendo a produção de inferências sobre os temas. Em tese, defende-se que as estratégias devem ser pensadas com a finalidade de garantir e/ou impedir que os direitos de inclusão social viabilizados através de ações afirmativas desenvolvidas dentro das universidades, sejam mantidos em benefício do próprio Estado Democrático de Direitos. |
Abstract: | This work presents the following question: how can affirmative human rights policies in Latin American higher education institutions meet the needs identified by their student body, considering the spread of violence against social minorities in their spaces? The general objective of this article is to understand about the institutional legal apparatus related to human rights and what strategies are used in these universities to combat institutional violence against minorities within the universities themselves. To analyze the role of human rights education in the defense, elaboration of strategies to face the conservative and hegemonic forces that have attacked diversity. The research is characterized by being exploratory and qualitative. As research techniques, initially bibliographic research will be carried out in Brazilian and international literature, mainly from Latin America and documentary research. The data resulting from the bibliographic and documental research were organized, coded, categorized and analyzed according to their content, tending to produce inferences about the themes. In theory, it is argued that strategies should be designed with the aim of guaranteeing and/or preventing the rights of social inclusion made possible through affirmative actions developed within universities, to be maintained for the benefit of the Democratic State of Rights itself. |
Palavras-chave: | Políticas afirmativas Violências Direitos humanos Affirmative policies Violence Human rights |
ISSN: | 1982-3657 |
Parte de : | Anais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18928 |
Aparece nas coleções: | Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
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