Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18966
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | A formação matemática dos cursos de pedagogia: mapeamento de dissertações defendidas no período de 2012 a 2022 |
Título(s) alternativo(s): | The mathematical formation of pedagogy courses: mapping of dissertations developed in the period from 2012 to 2022 |
Autor(es): | Santos, Joicy Lariça Gonçalves Cavalcanti, José Dilson Beserra Bastos, Andreia dos Anjos |
Data do documento: | Set-2022 |
Resumo: | A finalidade desse estudo é apresentar um esboço inicial do panorama geral da produção científica em dissertações acerca da formação matemática dos cursos de Pedagogia, buscando compreender como essa formação tem sido abordada nos estudos já realizados. As dissertações foram obtidas através de buscas no Google, Google Acadêmico, Banco de Teses da Capes e Repositório de teses e dissertações. A natureza da pesquisa foi exploratória e analítica, a metodologia se norteou pelo mapeamento em pesquisa educacional. No período analisado, inventariamos um conjunto de 12 dissertações, com 12 autores e 11 orientadores. Sendo que os anos de 2012 e 2018 concentraram mais da metade dessa produção e aproximadamente dois terços das dissertações foram produzidas nas regiões Sul e Sudeste. Identificamos que a Universidade Federal de Ouro Preto e a Universidade Federal de Goiás foram as instituições com maior número de dissertações defendidas, ambas com duas (02) dissertações. No mapeamento vertical constatamos cinco (05) eixos temáticos, destacandose as tendências e perspectivas futuras. Acreditamos que, tais informações podem ser utilizadas como coordenadas para situar a investigação da formação matemática dos cursos de Pedagogia, e inclusive, para ampliar e aprofundar mapeamentos horizontais e verticais posteriores. |
Abstract: | The purpose of this study is to present an initial sketch of the general panorama of scientific production in dissertations about the mathematical formation of Pedagogy courses, seeking to understand how this formation has been approached in the studies already carried out. The dissertations were obtained through searches on Google, Google Scholar, Capes Theses Bank and Thesis and Dissertation Repository. The nature of the research was exploratory and analytical, the methodology was guided by mapping in educational research. In the analyzed period, we inventoried a set of 12 dissertations, with 12 authors and 11 supervisors. Since the years 2012 and 2018 concentrated more than half of this production and approximately two thirds of the dissertations were produced in the South and Southeast regions. We identified that the Federal University of Ouro Preto and the Federal University of Goiás were the institutions with the highest number of dissertations defended, both with two (02) dissertations. In the vertical mapping, we found five (05) thematic axes, highlighting trends and future perspectives. We believe that such information can be used as coordinates to situate the investigation of the mathematical formation of Pedagogy courses, and even, to expand and deepen later horizontal and vertical mappings. |
Palavras-chave: | Formação matemática Cursos de pedagogia Dissertações Mathematical training Pedagogy courses Dissertations |
ISSN: | 1982-3657 |
Parte de : | Anais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18966 |
Aparece nas coleções: | Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FormacaoMatematicaCursosPedagogia.pdf | 163,82 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.