Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18978
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Práticas educativas antirracistas no ensino médio: o que pode a juventude campesina?
Autor(es): Oliveira, Ana Lise Costa de
Data do documento: Set-2022
Resumo: Neste artigo, tematizamos sobre as práticas educativas antirracistas numa escola do campo de Ensino Médio em Riachão do Jacuípe, Bahia. Objetivamos uma ação descolonizadora do saber/pensar/ser/viver centrada na pedagogia griô (Pacheco,2006,2015). De uma pesquisa-ação, fruto do projeto interdisciplinar Batuques de Ancestralidade, nasceu este estudo, cujos resultados demonstraram que as práticas pedagógicas alinhadas ao protagonismo étnico-racial, promoveram atos de currículo insurgentes e decolonizantes, a exemplo das rodas de diálogo embaladas nas experiências fílmicas, nas descobertas de personalidades negras, no encontro com os mestres griôs da comunidade campesina chapadense. Logo, o fortalecimento das identidades juvenis se potencializou na vivência da ancestralidade e às aprendizagens sobre reverência, referência aos mais velhos e antepassados; ao mesmo tempo (re)afirmação de identidades negras e indígenas, que somatizam o desafio de uma educação no/do campo para a diversidade, sobretudo, para relações étnico-raciais cada vez mais positivas.
Abstract: En este artículo, discutimos las prácticas educativas antirracistas en una escuela secundaria rural en Riachão do Jacuípe, Bahia. Apuntamos a una acción descolonizadora del saber/pensar/ser/vivir centrada en la pedagogía griô (Pacheco, 2006, 2015). De una investigación-acción, resultado del proyecto interdisciplinario Batuques de Ancestralidade, nació este estudio, cuyos resultados mostraron que las prácticas pedagógicas alineadas con el protagonismo étnico-racial, promovieron actos curriculares insurgentes y descolonizadores, como las ruedas de diálogo empaquetadas en experiencias cinematográficas. en los descubrimientos de personalidades negras, en el encuentro con los maestros griô de la comunidad campesina de Chapada. Por lo tanto, el fortalecimiento de las identidades juveniles se fortaleció en la vivencia de la ascendencia y el aprendizaje sobre la reverencia, la referencia a los mayores y antepasados; al mismo tiempo (re)afirmación de las identidades negras e indígenas, que resumen el desafío de una educación en/desde el campo para la diversidad, sobre todo, para las relaciones étnico-raciales cada vez más positivas.
Palavras-chave: Juventude
Ensino médio
Educação étnico-racial no campo
Educação étnico-racial do campo
Pedagogia griô
Jóvenes
Escuela secundaria
Educación étnico-racial en el campo
Educación étnico-racial desde el campo
Pedagogía de Griot
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18978
Aparece nas coleções:Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PraticasEducativasAntirracistasEM.pdf151,54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.