Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19390
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título : | A ressonância do ser: contribuição metodológica para a percepção de sentidos religiosos em canções de Noel Rosa, Lupicínio Rodrigues e Caetano Veloso |
Autor : | Souza, Antonio Passos de |
Fecha de publicación : | 12-mar-2024 |
Director(a): | Calvani, Carlos Eduardo Brandão |
Resumen: | Esta dissertação propõe-se a contribuir para a expansão do alcance interpretativo na seara dos estudos voltados para a presença de sentidos religiosos em canções da música popular brasileira. Para tanto, encontra-se estruturada em três momentos: a) elaboração de um arco teórico instrumental; b) empreendimento de uma sucessão de reflexões metodológicas acerca do como fazer; e c) emprego demonstrativo do referencial teórico-metodológico na hermenêutica de quatro canções: Feitio de Oração (Vadico e Noel Rosa, 1933), Felicidade (Lupicínio Rodrigues, 1947), Minha Mulher (Caetano Veloso, 1975) e Pulsar (Caetano Veloso e Augusto de Campos, 1984). A articulação teórica proposta parte da teologia da cultura (Tillich) – um referencial consolidado no campo temático – em diálogo com a fenomenologia da religião (Eliade) e com mais algumas conceituações identificadas como aporte complementar: vindas das teorias do imaginário, filosofia e psicologia. Do ponto de vista metodológico algumas diretrizes evidenciaram-se como fundamentais no contexto da pesquisa: a opção por uma abordagem da unidade orgânica da canção (letra e música), a relevância da audição como procedimento hermenêutico e a abertura ao intuitivo como via cognitiva. Por esse caminho a dissertação sugere a configuração de uma contribuição dessemelhante oferecida pelas Ciências da Religião aos estudos sobre a música popular brasileira: o reconhecimento da experiência do mistério como força vital nas canções. Já o sentido religioso, de modo correspondente e ao ser encontrado como presença multidimensional entremeada em canções, é percebido como princípio substancial ou arquetípico, circulante na dinâmica entre imaginário e imaginação. Conclusivamente, buscouse demonstrar nas quatro canções selecionadas um encontro potencialmente cintilante, com variação de intensidade, por todo o fenômeno música popular brasileira: uma experiência de comunhão com a ressonância do ser. |
Resumen : | This dissertation aims to contribute to the expansion of interpretative reach in the field of studies focused on the presence of religious senses in songs of Brazilian popular music. Therefore, it is structured in three moments: a) elaboration of an instrumental theoretical arc; b) undertaking a succession of methodological reflections about how to do; and c) demonstrative use of the theoretical-methodological framework in the hermeneutics of four songs: Feitio de Oração (Vadico and Noel Rosa, 1933), Felicidade (Lupicínio Rodrigues, 1947), Minha Mulher (Caetano Veloso, 1975) and Pulsar (Caetano Veloso and Augusto de Campos, 1984). The theoretical articulation proposed starts from the theology of culture (Tillich) – a consolidated reference in the thematic field – in dialogue with the phenomenology of religion (Eliade) and with some more conceptions identified as complementary contribution: coming from theories of the imaginary, philosophy and psychology. From the methodological point of view, some guidelines were found to be fundamental in the research context: the option for an approach to the organic unity of the song (lyrics and music), the relevance of hearing as a hermeneutic procedure and the openness to the intuitive as a cognitive way. In this way the dissertation suggests the configuration of a dissimilar contribution offered by the Sciences of Religion to the studies on Brazilian popular music: the recognition of the experience of mystery as a vital force in the songs. The religious sense, in a corresponding way and being found as a multidimensional presence interspersed in songs, is perceived as a substantial or archetypal principle, circulating in the dynamics between imaginary and imagination. Conclusively, it was sought to demonstrate in the four selected songs a potentially sparkling encounter, with varying intensity, throughout the Brazilian popular music phenomenon: an experience of communion with the resonance of being. |
Palabras clave : | Religião Música Aspectos religiosos da música Música popular do Brasil Linguagem e cultura Aspectos religiosos da linguagem e cultura Sentido religioso Linguagem simbólica Mistério Revelação Religious sense Brazilian popular music Symbolic language Mystery Revelation |
Área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
Patrocinio: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Posgrado: | Pós-Graduação em Ciências da Religião |
Citación : | SOUZA, Antonio Passos de. A ressonância do ser: contribuição metodológica para a percepção de sentidos religiosos em canções de Noel Rosa, Lupicínio Rodrigues e Caetano Veloso. 2024. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024. |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19390 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Ciências da Religião |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANTONIO_PASSOS_SOUZA.pdf | 3,69 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.