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Tipo de Documento: Tese
Título: Burnout e docência: análise do papel mediador de variáveis psicológicas
Autor(es): Santos, Luana Cristina Silva
Data do documento: 23-Fev-2024
Orientador: Faro, André
Resumo: A docência é uma profissão com características peculiares que podem predispor o indivíduo ao esgotamento, o que implica na qualidade do trabalho e afeta uma ampla gama de pessoas. Há consequências não só para o indivíduo exposto ao fenômeno, mas também para suas redes proximais pessoal e profissional. Em virtude da marcante presença de variáveis psicológicas associadas ao aparecimento de burnout, juntamente à escassez de modelos teóricos sobre a saúde mental dos docentes, a presente tese objetivou testar um modelo teórico explicativo do burnout em professores. Para tanto, foi necessária a realização de quatro estudos: I) Revisão de escopo sobre burnout e saúde mental em professores; II) Tradução e validação da Brief Coping Resilient Scale (Escala Breve de Coping Resiliente [EBCR]); III) Teste de modelo explicativo de sintomas depressivos antes e durante a pandemia de COVID-19 e IV) Teste do modelo teórico explicativo de sintomas de burnout em professores. O Estudo I encontrou na literatura relações entre variáveis psicológicas (autoeficácia, coping e emoções) e burnout, permitindo a consolidação do modelo teórico a ser testado. O Estudo II confirmou evidências de validade da EBCR em amostra de professores, o que tornou possível seu uso no último estudo já adaptado ao grupo específico de professores. Os resultados do Estudo III demonstraram que a emoção ansiedade funcionou como mediadora da relação entre perceberse esgotado antes da pandemia e sintomas depressivos, mas não houve relações significativas em perceber-se esgotado durante a pandemia. O Estudo IV, por sua vez, mostrou como mediadores entre percepção de estressores ocupacionais e sintomas de burnout as emoções prazer e ansiedade. Ao utilizar um modelo teórico explicativo elaborado em todas as suas etapas, com medidas específicas ao grupo estudado, espera-se principalmente fomentar a criação de intervenções específicas em saúde mental de professores. Conforme os achados do presente estudo, intervenções podem ser direcionadas ao trabalho de regulação emocional, com a promoção de emoções positivas como o prazer ou diminuição de emoções negativas como a raiva, dado que foram importantes variáveis mediadoras dos sintomas de burnout.
Abstract: Teaching is a profession with unique characteristics that can predispose individuals to burnout. The experience of burnout impacts the quality of work and affects a considerable number of people, with consequences not only for the individuals exposed to the phenomenon but also for their personal and professional networks. Considering the significant presence of psychological variables associated with the onset of burnout and the deficit of theoretical models focusing on mental health-related variables of teachers, the present thesis aimed to test an explanatory theoretical model of burnout in teachers. Consequently, four studies were needed: I) A scoping review of burnout and mental health in teachers; II) Translation and validation of the Connor-Davidson Resilience Scale; III) Testing of the explanatory model of depressive symptoms; and IV) Testing of the explanatory theoretical model of burnout in teachers before and during the COVID-19 pandemic. The study I found in the literature an association between the psychological variables (selfefficacy, coping, and emotions) and burnout, allowing the testing of this theoretical model. The study II confirmed the evidence of validity of the EBCR in teachers, which made its use possible in the final study, with the measure already adapted to this population. Findings from study III showed how the emotion anxiety had a mediator role in the association between perceiving oneself as exhausted before the pandemic and depressive symptoms. However, there were no significant associations found in perceiving oneself as exhausted during the pandemic. Finally, the study IV demonstrated how pleasure and anxiety acted as mediators between the perception of occupational stressors and burnout symptoms. Considering the use of an explanatory theoretical model developed in all its stages, with tailored questionnaires for this population, we expected to encourage the development of interventions targeting teachers' mental health. According to the findings of the present study, emotional regulation interventions can focus on promoting positive emotions, such as pleasure, or decreasing negative emotions, such as anger, given that both had an important role mediating variables of burnout symptoms.
Palavras-chave: Burnout (Psicologia)
Fadiga mental
Professores universitários
Estresse (Psicologia)
Saúde mental
Esgotamento profissional
Docência
Professional exhaustion
Stress
Teaching
Teachers
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Psicologia
Citação: SANTOS, Luana Cristina Silva. Burnout e docência: análise do papel mediador de variáveis psicológicas. 2024. 71 f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19722
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