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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19726
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | A sacola dos direitos humanos: uma proposta de ensino produtivo de gramática a partir do ECA |
Autor(es): | Bairral, Fernanda Quaranta Lobão |
Data do documento: | 29-Set-2023 |
Orientador: | Freitag, Raquel Meister Ko |
Resumo: | Os Direitos Humanos aparecem como tema transversal nos principais documentos norteadores da educação brasileira, no entanto, ainda se observa uma ausência de abordagem nos livros didáticos adotados pelas escolas públicas. Visando ao estímulo de práticas cidadãs na aula de língua portuguesa da educação básica, o presente trabalho toma como objeto o Estatuto da Criança e do Adolescente, que passa a ser suporte para a exploração de recursos gramaticais para a construção de sentidos, com o desenvolvimento de análise linguística em três atividades em módulo, a saber, 1) valências verbais e papéis temáticos; 2) nomes concretos e abstratos; e 3) auxiliares modais deônticos e epistêmicos, configurando o produto A Sacola dos Direitos Humanos. No módulo 1, assumindo a perspectiva sintático-semântica dos papéis temáticos, as atividades desenvolvidas mostraram que os alunos possuem dificuldade de utilizar verbos de tripla valência na escrita, dando preferência ao uso dos argumentos objeto e beneficiário, anulando o lugar do agente. No módulo 2, assumindo a concepção de substantivo como “morador de uma casa sintática”, foi desenvolvida uma atividade para reflexão sobre as categorias substantiva e adjetiva, que “compartilham um grande número de traços mórficos e que estão reunidas na tradição gramatical sob a designação nome, ainda hoje mantida em sintagma nominal” (CASTILHO, 2010, p. 455). E, no módulo 3, para contribuir com a emancipação cidadã, foi explorado o uso dos verbos auxiliares modalizadores no Estatuto da Criança e do Adolescente. Este conjunto de atividades modulares foi desenvolvida e parcialmente aplicado na turma do 9º ano do Centro de Excelência Santos Dumont, instituição escolar localizada em Aracaju/SE. O objetivo do produto pedagógico consiste em dar suporte às atividades de identificar as características do documento, analisar sua estrutura, bem como fomentar o exercício da cidadania plena, na medida em que os jovens passam a se identificar como um grupo e, portanto, entendem que possuem direitos e deveres em sociedade. O recurso didático contempla as três etapas para alcançar um resultado exitoso: a problematização inicial, a organização do conhecimento e a aplicação do conhecimento. Com este produto, buscamos utilizar as aulas de língua portuguesa como espaço para a formação cidadã, ao dirimir os obstáculos que impedem a compreensão de textos legais, como o Estatuto da Criança e do Adolescente, por meio de uma perspectiva de gramática contextualizada. |
Abstract: | Human Rights appear as a transversal theme in the main documents guiding Brazilian education, however, there is still a lack of approach in textbooks adopted by public schools. Aiming to stimulate civic practices in Portuguese language classes in basic education, the present work takes as its object the Statute of the Child and the Adolescent, which becomes a support for the exploration of grammatical resources for the construction of meanings, with the development of linguistic analysis in three module activities, namely:, 1) verbal valences and thematic roles; 2) concrete and abstract names; and 3) deontic and epistemic modal auxiliaries, configuring the product The Bag of Human Rights. In module 1, assuming the syntactic-semantic perspective of thematic roles, the activities developed showed that students have difficulty using triple-valence verbs in writing, giving preference to the use of object and beneficiary arguments, nullifying the place of the agent. In module 2, assuming the conception of a noun as “inhabitant of a syntactic house”, an activity was developed to reflect on the noun and adjective categories, which “share a large number of morphic features and which are brought together in the grammatical tradition under the designation name, still maintained today in a nominal phrase” (CASTILHO, 2010, p. 455). And, in module 3, to contribute to citizen emancipation, the use of modalizing auxiliary verbs in Statute of the Child and the Adolescent was explored. This set of modular activities was developed and partially applied to a 9th grade group at the Centro de Excelência Santos Dumont, a school institution located in Aracaju/SE. The objective of the pedagogical product is to support the activities of identifying the characteristics of the document, analyzing its structure, as well as encouraging the exercise of full citizenship, as young people begin to identify themselves as a group and, therefore, understand that have rights and duties in society. The teaching resource contemplates the three steps to achieve a successful result: the initial problematization, the organization of knowledge and the application of knowledge. With this product, we seek to use Portuguese language classes as a space for citizenship training, by resolving the obstacles that prevent the understanding of legal texts, such as the Statute of the Child and the Adolescent, through a contextualized grammar perspective. |
Palavras-chave: | Literatura brasileira Língua portuguesa Gramática comparada e geral Ensino Direitos humanos Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) Cidadania Papéis temáticos Substantivos concretos e abstratos Verbos auxiliares modalizadores Funcionalismo Human rights Satute of the Child and the Adolescent Citizenship Thematic papers Concrete and abstract nouns Modalizing auxiliary verbs Functionalism |
área CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação Profissional em Letras |
Citação: | BAIRRAL, Fernanda Quaranta Lobão. A sacola dos direitos humanos: uma proposta de ensino produtivo de gramática a partir do ECA. 2023. 65 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19726 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Letras |
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