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Tipo de Documento: Caderno pedagógico
Título: Vozes literafro-brasileira: promovendo a identidade e a diversidade na escola
Autor(es): Oliveira, Valdeny Lopes de
Data do documento: 2024
Orientador: Santos, Jeane de Cássia Nascimento
Resumo: O presente material pedagógico tem o intuito de apresentar aos docentes, especificamente aos de Língua Portuguesa, uma opção para um trabalho com letramento literário, que a partir da experiência com a literatura possa construir um sentido para si e para o mundo em que vive. Além de construir conhecimentos sobre o gênero conto, estimulando a capacidade criativa e a imaginação, através da linguagem oral e escrita, por meio da produção de narrativas, debatendo temáticas, socialmente, significativas para os alunos, através do contato com a literatura afro brasileira. Nesse sentido, pretende-se desenvolver, também, neste Caderno, diversas atividades para a efetivação da lei 10.639/03, que aponta a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Africana e Afro-brasileira na escola, contudo, ainda, tão pouco discutida nas escolas da Educação Básica. Para isso, conta-se com as vozes das escritoras Cristiane Sobral (2016) e Miriam Alves (2021), que trazem a discussão de temas relacionados à condição humana de uma parcela da sociedade, a exemplo do racismo em diversos espaços, inclusive na escola. Este Caderno foi desenvolvido a partir de concepções teóricas estudadas no Mestrado Profissional de Letras (PROFLETRAS), as quais despertaram o interesse e a percepção da necessidade de propor novas metodologias de ensino, embasadas no uso de diversos gêneros textuais para o melhoramento da Educação Básica. Diante disso, este compilado pedagógico é adequado às Séries Finais do Ensino Fundamental II, no entanto, não há impedimento de que adaptações sejam feitas para que se possa utilizá-lo em outros níveis da Educação Básica, assim também, em relação à adaptação a outras literaturas, inclusive a indígena. Espera-se que este Caderno Pedagógico fomente o desejo dos professores a uma prática efetiva do letramento literário, sobretudo de uma educação igualitária, e que estes comecem a incorporar em seus projetos pedagógicos atividades e ações pensadas para combater o racismo, utilizando a literatura como meio de transformação e humanização durante todo o ano letivo.
Palavras-chave: Leitura subjetiva
Letramento literário
Literatura afro-brasileira
Leitura
área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação Profissional em Letras
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19993
Aparece nas coleções:Letras (recursos educacionais e técnicos)

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