Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20083
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | A construção de sentidos sobre autonomia docente por professoras dos anos iniciais do ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | The construction of meanings about teacher autonomy by teachers of the early years of elementary school |
Autor(es): | Dias, Priscylla Karollyne Gomes |
Data do documento: | 2023 |
Resumo: | Esse artigo é fruto de um recorte da pesquisa realizada entre os anos de 2017 e 2019 com professoras servidoras públicas de escolas da rede municipal de ensino da Região Metropolitana de Recife, Pernambuco. A pesquisa teve o financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e o objetivo de compreender como professoras servidoras públicas dos anos iniciais da educação básica constituem subjetividades coletivas que estruturam e mobilizam sentidos em torno da prática curricular. A partir de uma abordagem discursiva e pós-estrutural de pesquisa, discutimos como os desejos e as fantasias, em uma leitura de análise social advinda das contribuições da psicanálise lacaniana, interpelam a subjetividade e o trabalho docente por meio da identificação que as professoras apresentaram com a profissão. O objetivo desse artigo, então, é compreender como a autonomia docente é construída por professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir da análise de suas narrativas em torno da estruturação do trabalho docente e pedagógico. Para tanto, tomamos como referência a compreensão de currículo como prática discursiva e cultural que se relaciona de forma intrínseca ao trabalho docente e pedagógico. |
Abstract: | This article is the result of an excerpt of the research conducted between the years 2017 and 2019 with public servant teachers of schools of the municipal school system of the Metropolitan Region of Recife, Pernambuco. The research was funded by the National Council for Scientific and Technological Development (CNPq), and the objective of understanding how public servant teachers of the initial years of basic education constitute collective subjectivities that structure and mobilize meanings around curricular practice. From a discursive and post-structural approach to research, we discuss how desires and fantasies, in a reading of social analysis arising from the contributions of Lacanian psychoanalysis, challenge subjectivity and teaching work through the identification that teachers presented with the profession. The objective of this article, then, is to understand how teacher autonomy is constructed by teachers of the early years of elementary school, from the analysis of their narratives around the structuring of teaching and pedagogical work. Therefore, we take as a reference the understanding of curriculum as a discursive and cultural practice that is intrinsically related to teaching and pedagogical work. |
Palavras-chave: | Autonomia docente Ensino fundamental Educação escolar Teacher autonomy Elementary school School education |
ISSN: | 1982-3657 |
Parte de : | Anais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20083 |
Aparece nas coleções: | Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ConstrucaoSentidosAutonomiaDocente.pdf | 324,8 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.