Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20129
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: A cidade justa em Platão: contornos educacionais
Título(s) alternativo(s): The just city in Plato: educational outlines
Autor(es): França, Maria Lenilda Caetano
Data do documento: 2023
Resumo: Esse texto se insere no eixo da História da Educação antiga, em que Platão surge como objeto de investigação científica, respondendo aos questionamentos acerca da educação dentro da cidade justa. O sistema educativo apresentado por ele em busca da verdade, da justiça e da virtude, mobilizava toda uma sociedade, afim de construir uma cidade justa. Para sua constituição, Platão constrói um projeto-político-filosófico-educativo, que consistia no modo de educar os jovens gregos para, a partir de uma educação, na qual as aptidões eram respeitadas, chegariam a concretização da cidade justa. É nessa trilha de proposições que a presente pesquisa, alicerçada num estudo teórico, se direciona, em conhecer o projeto de educação pensado por Platão, e, quais os contornos educacionais presentes no projeto que levaria a constituição da cidade justa. Assim, a pesquisa se inicia com as ideias de Platão sobre a cidade justa, apresentando suas concepções sobre Política, Estado e Educação, descrevendo a partir literatura consultada, seu pensamento educacional sobre a educação do homem virtuoso, o qual consiste em figura imprescindível na concretização da cidade justa. Consideramos que a ideologia apresentada por Platão, mostra-se atemporal e de um valor inestimável.
Abstract: This text is part of the axis of the History of Ancient Education, in which Plato appears as an object of scientific investigation, responding to questions about education within the just city. The educational system presented by him in search of truth, justice and virtue, mobilized an entire society in order to build a just city. For its constitution, Plato builds a political-philosophical-educational project, which consisted of educating young Greeks so that, based on an education in which aptitudes were respected, they would reach the realization of the just city. It is in this trail of propositions that the present research, based on a theoretical study, is directed, in knowing the education project thought by Plato, and, what are the educational outlines present in the project that would lead to the constitution of the fair city. Thus, the research begins with Plato's ideas about the fair city, presenting his conceptions about Politics, State and Education, describing from the consulted literature, his educational thought about the education of the virtuous man, which consists of an essential figure in the realization of the fair city. We believe that the ideology presented by Plato is timeless and of inestimable value.
Palavras-chave: História da educação antiga
Cidade justa
Platão
History of ancient education
Fair city
Plato
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20129
Aparece nas coleções:Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CidadeJustaPlataoContornosEducacionais.pdf252,8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.