Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20140
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: As contribuições de Fernando de Azevedo para a educação brasileira
Título(s) alternativo(s): Los aportes de Fernando de Azevedo a la educación brasileña
Autor(es): Bressanin, Cesar Evangelista Fernandes
Data do documento: 2023
Resumo: O presente trabalho apresenta o professor, educador, crítico, ensaísta e sociólogo Fernando de Azevedo (1894-1974) e suas contribuições para a educação brasileira por meio de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Inserido no campo da História da Educação e aportado nos pressupostos da História Cultural, o texto é uma biografia histórica de uma das mais altas expressões da inteligência e da cultura do Brasil moderno. Fernando de Azevedo teve uma longa e marcante militância no meio educacional brasileiro onde desempenhou com notoriedade as diversas atividades e funções que exerceu. O legado intelectual que deixou para a Educação e para a Sociologia é inegável. Em 1932 redigiu o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova e o assinou como primeiro signatário na ânsia por uma escola democrática pública, única, gratuita, laica, acessível e universal. Na celebração dos 90 anos da assinatura e publicação deste manifesto, em 2022, que se tornou documento indispensável para o estudo e pesquisa da História da Educação Brasileira, fazer memória da trajetória, das produções e contribuições de Fernando de Azevedo.
Abstract: Este trabajo presenta al profesor, educador, crítico, ensayista y sociólogo Fernando de Azevedo (1894-1974) y sus contribuciones a la educación brasileña a través de una investigación bibliográfica cualitativa. Insertado en el campo de la Historia de la Educación y basado en los presupuestos de la Historia Cultural, el texto es una biografía histórica de una de las más altas expresiones de inteligencia y cultura en el Brasil moderno. Fernando de Azevedo tuvo un largo y notable activismo en el ambiente educativo brasileño donde desempeñó con notoriedad las diversas actividades y funciones que desempeñó. Es innegable el legado intelectual que dejó a la Educación y la Sociología. En 1932 redactó el Manifiesto de los Pioneros de la Nueva Educación y lo firmó como primer firmante del anhelo de una escuela pública democrática, única, libre, laica, accesible y universal. En celebración del 90º aniversario de la firma y publicación de este manifiesto, en 2022, que se convirtió en un documento indispensable para el estudio y la investigación de la Historia de la Educación Brasileña, recuerde la trayectoria, producciones y contribuciones de Fernando de Azevedo.
Palavras-chave: Fernando de Azevedo
Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova
Biografia
Manifiesto de los Pioneros de la Nueva Educación
Biografía
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20140
Aparece nas coleções:Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ContribuicoesFernandoAzevedoEducacaoBrasileira.pdf259,96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.