Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20146
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Impactos da literatura brasileira na conscientização e combate ao racismo: uma análise de 'O mulato' de Aluísio Azevedo
Título(s) alternativo(s): Impacts of brazilian literature on raising awareness and combating racism: an analysis of Aluísio Azevedo's 'O mulato
Autor(es): Barbosa, Simone Cristina Silva
Data do documento: 2023
Resumo: Compreendendo a Literatura como manifestação artística, possuidora de um papel socialmente e culturalmente importante, esse trabalho tem como objetivo refletir sobre o forte impacto causado pelo racismo por meio da obra literária "O mulato" de Aluísio Azevedo na sociedade. Em um esforço para suplantar práticas pedagógicas que contribuam para um melhor desenvolvimento da leitura em sala de aula e para uma educação linguística crítica e transformadora, a pesquisa, de base qualitativa bibliográfica envolve uma obra considerada marco do movimento literário do Naturalismo. Os estudos teóricos foram embasados, principalmente em: Azevedo (1990); Lopes (2002); Rojo (2009); Goffredo (2016); Precioso (2011); Rocha (2016). Como resultado de pesquisa observou-se que os docentes podem trabalhar de forma interdisciplinar na sala de aula abordando práticas de leitura na educação literária para promover uma visão crítica das implicações do racismo, capacitando os alunos a serem agentes de mudança em uma sociedade mais inclusiva e igualitária.
Abstract: Understanding Literature as an artistic manifestation, possessing a socially and culturally important role, this work aims to reflect on the strong impact of racism through the literary work "O Mulato" by Aluísio Azevedo on society. In an effort to overcome pedagogical practices that contribute to a better development of reading in the classroom and to a critical and transformative linguistic education, the research, based on qualitative bibliographic sources, involves a work considered a milestone of the Naturalism literary movement. The theoretical studies were primarily based on: Azevedo (1990); Lopes (2002); Rojo (2009); Goffredo (2016); Precioso (2011); Rocha (2016). As a result of the research, it was observed that teachers can work in an interdisciplinary manner in the classroom, addressing reading practices in literary education to promote a critical view of the implications of racism, empowering students to be agents of change in a more inclusive and equal society.
Palavras-chave: Sociedade
Racismo
Literatura
Society
Racism
Literature
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20146
Aparece nas coleções:Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ImpactosLiteraturaBrasileiraCombateRacismoOMulato.pdf236,07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.