Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20236
Tipo de Documento: Tese
Título: O imaginário social através da mídia: uma perspectiva discursiva da construção identitária do professor
Autor(es): Nascimento, Carla Correia de Almeida do
Data do documento: 7-Jun-2024
Orientador: Tfouni, Fábio Elias Verdiani
Resumo: O discurso é atravessado por formações imaginárias que funcionam nos processos discursivos, representando os lugares sociais e ideológicos do sujeito. Sob essa premissa, este trabalho se propõe ao estudo discursivo do imaginário construído sobre o professor pela mídia, através de instituições educacionais, analisando as representações que são perpetuadas na sociedade e (re)criam sua identidade. Utilizando o dispositivo teórico-metodológico da Análise de Discurso pecheutiana, fundamentado em Michel Pêcheux (1993; 1994; 1995; 2015), e em Orlandi (2005; 2007; 2011; 2012), em um diálogo com os Estudos Culturais, respaldados em Stuart Hall (2001), Zygmunt Bauman (2005), e Claude Dubar (1997; 2009) que abordam as questões relacionadas ao conceito de identidade, construção identitária, delinear-se-á um paralelo entre os conceitos de representações imaginárias e construção identitária. O estudo também agrega contribuições da Psicologia social, especialmente os conceitos de Identidade de Antônio Carlos Ciampa (1987; 1989; 2002), de Serge Moscovici (1961; 1978; 2005; 2007), além de outros textos que tratam dessa temática. O objetivo geral é investigar os sentidos que são (re) produzidos na mídia sobre o professor, por meio de instituições educacionais, e formulam as representações que são perpetuadas na sociedade. A questão central é: Quais sentidos são produzidos e atravessam as discursivizações de enunciados contemporâneos, formulando as imagens e as representações sociais sobre o professor na mídia, em sites de instituições educacionais, e como essas imagens (re)criam a identidade do professor? Por conseguinte, tal estudo proporciona a reflexão sobre as relações simbólicas e de poder que constituem as formações discursivas e que se estabelecem como verdade na posição sujeito professor, possibilitando um deslocamento no olhar desse sujeito, o professor, bem como no olhar social em relação a essa temática.
Abstract: The discourse is permeated by imaginary formations that function in discursive processes, representing the social and ideological places of the subject. Under this premise, this work proposes the discursive study of the imaginary constructed about the teacher by the media, through educational institutions, analyzing the representations that are perpetuated in society and (re)create their identity. Using the theoretical-methodological device of Pecheutian Discourse Analysis, based on Michel Pêcheux (1993; 1994; 1995; 2015), and Orlandi (2005; 2007; 2011; 2012), in a dialogue with Cultural Studies, supported by Stuart Hall (2001), Zygmunt Bauman (2005), and Claude Dubar (1997; 2009) that address issues related to the concept of identity, identity construction, a parallel will be drawn between the concepts of imaginary representations and identity construction. The study also includes contributions from social psychology, especially the concepts of identity by Antônio Carlos Ciampa (1987; 1989; 2002), by Serge Moscovici (1961, 1978, 2005, 2007), in addition to other texts that deal with this theme. The general objective is to investigate the meanings that are (re)produced in the media about teachers, through educational institutions, and formulate the representations that are perpetuated in society. The central question is: What meanings are produced and permeate the discursiveizations of contemporary statements, formulating the images and social representations about teachers in the media, on educational institution websites, and how do these images (re)create the teacher's identity? Consequently, this study provides a reflection on the symbolic and power relations that constitute discursive formations and that are established as truth in the position of the teacher subject, enabling a shift in the perspective of this subject, the teacher, as well as in the social perspective in relation to this theme.
Le discours est traversé par des formations imaginaires qui fonctionnent dans des processus discursifs, représentant les places sociales et idéologiques du sujet. Partant de cette prémisse, ce travail propose l'étude discursive de l'imaginaire construit sur l'enseignant par les médias, à travers les institutions éducatives, en analysant les représentations qui se perpétuent dans la société et (re)créent leur identité. Utiliser le dispositif théorico-méthodologique de Analyse du discours pecheutien, basé sur Michel Pêcheux (1993; 1994; 1995; 2015), et Orlandi (2005; 2007; 2011; 2012), dans un dialogue avec les Études culturelles, soutenu par Stuart Hall (2001), Zygmunt Bauman (2005), et Claude Dubar (1997; 2009) qui abordent les questions liées à la notion d'identité, de construction identitaire, un parallèle sera établi entre les notions de représentations imaginaires et de construction identitaire. L'étude ajoute également des contributions de la psychologie sociale, notamment les concepts d'identité d'Antônio Carlos Ciampa (1987; 1989; 2002), de Serge Moscovici (1961; 1978; 2005; 2007), en plus d'autres textes qui traitent de ce sujet. L'objectif général est d'enquêter sur les significations qui sont (re)produites dans les médias sur l'enseignant, à travers les institutions éducatives, et de formuler les représentations qui se perpétuent dans la société. La question centrale est la suivante : quelles significations sont produites et imprègnent la discursivisation des déclarations contemporaines, formulant des images et des représentations sociales de l'enseignant dans les médias, sur les sites Internet des établissements d'enseignement, et comment ces images (re)créent-elles l'identité de l'enseignant ? Une telle étude propose donc une réflexion sur les relations symboliques et de pouvoir qui constituent les formations discursives et qui s'établissent comme vérité dans la position disciplinaire de l'enseignant, permettant un changement de regard sur ce sujet, l'enseignant, ainsi que sur le point de vue social dans rapport à ce thème.
Palavras-chave: Ensino de linguística
Análise de discurso
Diálogos imaginários
Identidade de gênero
Formação de professores
Avaliação de professores
Identidade
Sujeito-professor
Formações imaginárias
Formações discursivas
Identity
Subject-teacher
Imaginary formations
Discursive formations
Identité
Professeur de matière
Formations imaginaires
Formations discursives
área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Letras
Citação: NASCIMENTO, Carla Correia de Almeida do. O imaginário social através da mídia: uma perspectiva discursiva da construção identitária do professor. 2024. 174 f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20236
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARLA_CORREIA_ALMEIDA_NASCIMENTO.pdf1,81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.