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Tipo de Documento: Dissertação
Título: Profemãe: a mulher em formação na Escola Normal Rui Barbosa (1911-1948)
Autor(es): Santos, Juliana Farias
Data do documento: 12-Jul-2024
Orientador: Feldens, Dinamara Garcia
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral tensionar, os modos como os discursos, produzidos socialmente, mobilizados nas Disciplinas (Trabalhos Manuais; Educação Moral) foram atrelados à produção/ construção das subjetividades, aqui chamadas Profemãe, na Escola Normal Rui Barbosa, na cidade de Aracaju- Sergipe, no período entre 1911 a 1948. O conceito de subjetividades, proposto por Michel Foucault, visou tratar os modos e as condições pelas quais o sujeito se torna sujeito, sendo este efeito de processos e práticas materiais e históricas. O termo Profemãe, foi utilizado para tentar realizar a imbricação entre a professora e seu caráter maternal (herdado da figura da mãe), como esta foi desenvolvendo as subjetividades, nomeadas aqui Profemãe, sendo este o objeto desta pesquisa. Para realizarmos tal movimento, traçamos como pontos de especificidades: a) Inquietar sobre os discursos produzidos nessas disciplinas; b) Problematizar as práticas e produções discursivas em torno dos programas de tais disciplinas; c) Questionar sobre possíveis atravessamentos que se desdobraram na produção/ construção da Profemãe. Apresenta-se em caráter qualitativo, utilizando como levantamento de informações as pesquisas bibliográficas e documentais, tendo como universo a Escola Normal Rui Barbosa, e como amostra os programas das Disciplinas Trabalhos Manuais e Educação Moral, tendo como recorte temporal os anos entre 1911 e 1948. Para compor os estudos sobre a Escola Normal Rui Barbosa, foram utilizados os trabalhos produzidos por Anamaria Gonçalves Bueno de Freitas (2001, 2002, 2003, 2004, 2008, 2010), além da Guacira Lopes Louro (1999, 2020) para pensar no processo de feminização do magistério, sendo estas referências para esta pesquisa. Junto ao movimento de analisar, inspirado na genealogia (Michel Foucault), foram trazidos os discursos produzidos socialmente, que estiveram entranhados nas Disciplinas Educação Moral e Trabalhos Manuais, contribuindo (in) diretamente com a produção/construção da Profemãe. Além dos discursos, foram trazidas algumas leituras que eram realizadas na Disciplina Educação Moral, percebendo nestas o caráter moralista e religioso que também produziram seus efeitos, para tanto, utilizamos a obra Genealogia da Moral, de Friedrich Nietzsche (2022). “Onde há poder, há resistência” (Foucault, 2009), sinalizamos ainda os mecanismos encontrados para resistir ao espaço normativo (Escola) criando novas formas de libertar-se e desobrigar-se, elaborando outros modos de subjetivação.
Abstract: This research aimed to critically examine the ways in which socially produced discourses, mobilized in the disciplines (Manual Work; Moral Education), were linked to the production/construction of subjectivities—here called Profemãe—at Rui Barbosa Normal School, in the city of Aracaju, Sergipe, from 1911 to 1948. The concept of subjectivities, as proposed by Michel Foucault, sought to address the modes and conditions through which the subject becomes a subject, as an effect of material and historical processes and practices. The term Profemãe was used to attempt to interweave the role of the teacher with her maternal character (inherited from the figure of the mother), as she developed the subjectivities here named Profemãe, which is the object of this research. To carry out this analysis, we outlined specific points: a) To challenge the discourses produced in these disciplines; b) To problematize the practices and discursive productions surrounding the programs of these disciplines; c) To question possible intersections that unfolded in the production/construction of the Profemãe. This study is qualitative in nature, using bibliographic and documentary research as the method of information gathering, with Rui Barbosa Normal School as the study universe, and the programs of the Manual Work and Moral Education disciplines as the sample, focusing on the period from 1911 to 1948. To contribute to the studies on Rui Barbosa Normal School, works produced by Anamaria Gonçalves Bueno de Freitas (2001, 2002, 2003, 2004, 2008, 2010) were used, as well as those by Guacira Lopes Louro (1999, 2020) to consider the process of feminization of teaching, which served as references for this research. Alongside the analysis inspired by genealogy (Michel Foucault), the socially produced discourses embedded in the Moral Education and Manual Work disciplines were brought into consideration, contributing (in)directly to the production/construction of the Profemãe. In addition to the discourses, some readings carried out in the Moral Education discipline were also examined, highlighting the moralistic and religious character that produced its effects. To this end, Friedrich Nietzsche's *On the Genealogy of Morals* (2022) was utilized. “Where there is power, there is resistance” (Foucault, 2009). We also identified mechanisms for resisting the normative space (School) by creating new ways of freeing oneself and disengaging, thus elaborating other modes of subjectivation.
Palavras-chave: Educação - Sergipe
Educação moral
Mulheres - Educação
Magistério
Professoras
Maternidade
Trabalhos manuais
Escola Normal Rui Barbosa
Education - Sergipe
Moral education
Women - Education
Teaching
Motherhood
Manual work
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Educação
Citação: SANTOS, Juliana Farias. Profemãe: a mulher em formação na Escola Normal Rui Barbosa (1911-1948). 2024. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20594
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